Categories: OperadoresRedes

Alcatel-Lucent reduz latência de redes Wi-Fi domésticas

A Alcatel-Lucent acaba de lançar dois novos produtos que vão permitir que as operadoras possam oferecer aos seus clientes acessos ultrarrápidos à Internet de banda larga. Com a nova suite de serviços FTTH (fiber-to-the-home) e com o novo terminal de rede ótico (ONT), a empresa de telecomunicações quer fomentar a velocidade das redes Wi-Fi.

Os consumidores estão cada vez mais propensos a subscrever serviços de FTTH, “que oferecem velocidades de acesso de banda larga com centenas de megabits por segundo ou mesmo de gigabits por segundo”, de acordo com a Alcatel-Lucent.

Contudo, a empresa reconhece que estas velocidades são dificilmente mantidas quando as redes e ligações sem fios oferecem tráfego lento e pouca fiabilidade. Existe uma proporcionalidade inversa entre o número de dispositivos conectados à rede Wi-Fi e a velocidade do tráfego da mesma: quanto maior o número de terminais ligados à Internet menor será a velocidade de navegação.

A Alcatel-Lucent afirma que com o seu novo terminal de rede ótico, ou ONT Wi-Fi Gigabit, este problema é solucionado, pois consegue uniformizar a distribuição do sinal de banda larga por toda a habitação. Este ONT fornece, então, uma ligação Wi-Fi de banda dupla e um sinal mais potente. Desta forma, consegue oferecer velocidades de um gigabit por segundo e uma mais ampla cobertura. O problema do número de dispositivos sobrecarregar a rede Wi-Fi é, assim, mitigado.

Por outro lado, o ONT Easy Start, a mais recente adição ao leque de soluções FTTH da Alcatel-Lucent, permite que os fornecedores de serviços de telecomunicações minimizem “não só o tempo e o custo associados ao envio de um técnico às residências, mas também a inconveniência para os consumidores que têm que ficar a aguardar a visita do técnico enviado pelo operador a sua casa”, explicou a empresa em comunicado. Ademais, é dito que este novo serviço permite contornar o demorado processo manual de registo e atenua a possibilidade de ocorrência de erro humano, catalisando a eficiência das operadoras.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago