Alcatel-Lucent aumenta agilidade da rede nacional da TIM

O projeto de transformação da TIM vai contemplar a implementação do portefólio de IP Core Routers 7950 Extensible Routing System (XRS) que se vai juntar à já anteriormente disponibilizada tecnologia de rede ótica 100G. O 5620 Service Aware Manager (SAM) da Alcatel-Lucent vai permitir, de acordo com a empresa, uma gestão end-to-end da rede de transporte ótica e de IP.  A rede vai ser implementada até ao final de 2016.

A TIM vai ainda utilizar a Network Services Platform de Carrier baseada em SDN que vai permitir, conforme refere a empresa, a criação eficiente em termos de custos de novos serviços, e a sua respetiva ativação em tempo-real. Esta solução foi igualmente pensada para reduzir os custos da TIM e melhorar as operações de rede, oferecendo aos subscritores uma experiência de serviço que pretende ser de alta qualidade e on-demand.

Segundo os termos deste acordo, a Alcatel-Lucent vai implementar o seu 7950 XRS a nível nacional em Itália, e recorrer ao 5620 SAM para garantir uma gestão de rede end-to-end em todos os layers de rede IP e ótica, permitindo à TIM responder às exigências de serviços de dados rápidos, eficientes e de alta qualidade dos seus clientes, no futuro.

A Alcatel-Lucent vai ainda implementar a sua Network Services Platform. “A NSP é uma tecnologia SDN especificamente desenvolvida para a Wide Area Network (WAN) do Carrier, que combina a automação de serviços de reconhecimento de rede com a automação da rede para reconhecimento de serviços, permitindo aos fornecedores de serviços uma redução da complexidade da rede e a conquista dos ganhos de perceção e de controlo necessários para disponibilizarem serviços de rede on-demand de forma rápida, rentável e em grande escala.”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.

O portefólio 7950 XRS da Alcatel Lucent tem como objetivo oferecer a escala, a eficiência e a versatilidade necessárias para endereçarem o vasto leque de requisitos de rede.

Em junho, a Alcatel-Lucent anunciou a implementação da sua tecnologia de rede ótica de 100G com recurso ao 1830 Photonic Service Switch, nas rede core e metropolitana da TIM.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago