AirPods da Apple falham época natalícia

Os fones sem fios que a Apple apresentou quando lançou o iPhone 7 não vão chegar às lojas a tempo das compras natalícias. Os famosos AirPods já deveriam estar à venda desde outubro, mas parece agora seguro que não estarão disponíveis até ao final do ano.
É o segundo adiamento do lançamento dos AirPods, depois de a Apple ter anunciado que os fones iam chegar mais tarde que o inicialmente previsto. A marca não explicou porquê nem deu mais informações sobre o produto até agora.
De acordo com o Wall Street Journal, que cita várias fontes, na origem do adiamento estão problemas de produção dos AirPods. São questões técnicas: a Apple está a tentar garantir que os dois fones, que não terão fios, recebem o áudio ao mesmo tempo e sem qualquer distorção. A sincronização parece ser a questão mais importante nos fones, que funcionam suportados numa tecnologia de comunicação proprietária, que faz o streaming de áudio. A diferença, por exemplo, em relação a outros fones wireless é que estes usam Bluetooth para receber o áudio num fone e fazer a transmissão para o outro.
A Apple está também a tentar solucionar outros cenários: por exemplo, o que acontece se o consumidor perder um dos AirPods? O que fazer se a bateria acabar?
Em outubro, quando adiou o lançamento do produto, a Apple disse apenas que a receptividade dos consumidores aos AirPods estava a ser “incrível.”
“Não acreditamos no lançamento de um produto antes de estar pronto, e precisamos de um pouco mais de tempo para que os AirPods estejam prontos para os nossos clientes”, disse a empresa no comunicado.
De acordo com uma nota do Barclays, a produção deverá ser iniciada só em dezembro. Espera-se que o lançamento se realize em janeiro de 2017; e, enquanto isso, outras fontes falaram com o blogger John Grubber, do “Daring Fireball“, revelando que outro problema é a produção dos fones em grande escala.
Os AirPods vão custar US$ 159 e complementam o iPhone 7, o primeiro smartphone da marca que não tem entrada para fone.