Agências norte-americanas com dificuldades na implementação cloud

Três anos depois do governo norte-americano ter implementado o “Cloud First”, que exige às agências federais considerar serviços de TI baseadas na cloud, os serviços públicos federais continuam a esforçar-se na implementação cloud.

O estudo foi recentemente publicado pela Accenture e Annette Rippert, managing director of technology solutions na Accenture, indica que o principal factor é a falta de habilidades críticas.

No início de 2011, o então CIO norte-americano Vivek Kundra libertou o Federal Cloud Computing Strategy, que ficou conhecido como “Cloud First” porque requeria às agências avaliar soluções baseadas em cloud para muitos casos antes de fazer novos investimentos em TI. De acordo com a Accenture, que entrevistou 286 líderes tecnológicos do governo federal norte-americano, a maior parte das agências continua a esforçar para desenvolver e implementar estratégias cloud, mesmo três anos depois da estratégia ter sido implementada.

Dos 20 planos de migração para a cloud submetidos ao escritório de contabilidade governamental em 2012, apenas um foi, até agora, completado. Onze projetos falharam o relatório de performance métrica e sete não incluíam estimativas de custo suficientes.

43 por cento dos managers estão familiarizados com a estratégia cloud da agência e apenas 30 por cento afirma estar a implementar estratégias cloud, com apenas quatro por cento das agências a construir novas plataformas na “nuvem”, a maior parte privada.

Annette Rippert explica que enquanto a segurança e os custos são, ainda, uma barreira chave, o problema principal é a falta de experiência dentro das agências; 68 por cento dos inquiridos não acreditam que os seus departamentos tenham as competências necessárias para a implementação de uma estratégia cloud. Pelo menos 31 por cento dos inquiridos acreditam que precisavam de contratar, pelo menos, mais uma pessoa para implementar a estratégia e 45 por cento sente que a agência precisa de investir entre 25 mil a 50 mil dólares.

Rui Damião

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago