África e Brasil são os mais desconectados

Esta pesquisa tem como base os dados fornecidos pela União Internacional de Telecomunicações,  e entrevistas com especialistas no tema. Dando origem a relatório que será revelado hoje quarta-feira dia 2 de março, no Mobile World Congress (MWC) , em Barcelona.

O Brasil é apontado como o decimo pais mais desconectado do mundo, ficando em melhor posição que Índia e China. Estas duas  nações têm 864,7 milhões e 660,9 milhões de pessoas desconectadas de internet, respectivamente. Outros países com maior população offline do que o Brasil incluem Indonésia, Paquistão, Nigéria e México.

Esta pesquisa indica ainda que, 4 bilhões de pessoas – mais da metade da população global – não tem acesso à internet. No entanto existem variantes acentuadas entre continentes : enquanto na Europa, apenas 20% das pessoas estão desconectadas, em África a pesquisa indica que 75% das pessoas não tem como acessar a internet. 

Oportunidade e inclusão 

Estes números levam a várias conclusões mas principalmente demonstram o trabalho que existe para fazer junto dos governos de alguns países. No nosso entender existe um conjunto de oportunidades que a comunidade empresarial pode criar com estas populações  proporcionando a sua inclusão. Em conjunto com a Internet.org, devem ser feitas todas as diligências para se conseguir encontra formas de resolver problemas mais pertinentes. Para muitos a questão do não acesso a Intenrt, em determinadas população, não será o maior dos problemas. No entanto o acesso livre a Internet criaria espaço para resolver com maior celeridade os problemas maiores dessas populações. Cabe as GSMA, a Internet.org e a União Internacional de Telecomunicações, fazer com que os governos destes países entendam a importância desta inclusão.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É Diretor Editorial do Grupo Netmediaeurope/America para o Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago