Aeroporto de Lisboa adota tecnologia da Indra
Com o sistema Airport Operations Plan, o Aeroporto da Portela é o primeiro a fazer trocas de informação com a Network Manager do gestor da rede europeia.
A Indra desenvolveu um projeto pioneiro para o aeroporto de Lisboa da ANA – Vinci Airports, que proporciona ao aeródromo português “um nível de integração sem precedentes com o controlo europeu”, através da integração do Plano de Operações Aeroportuárias (Airport Operations Plan – AOP), com o Plano de Operações da rede europeia de navegação aérea (Network Operations Plan – NOP).
A solução da Indra facilita uma maior visibilidade e previsibilidade de voo, proporcionando ao aeroporto e a todos os seus intervenientes “o melhor quadro de ação em torno de uma consciência situacional comum, bem como a deteção precoce de desvios de horários, minimizando assim potenciais atrasos, custos e emissões associadas”, explica a Indra em comunicado.
Isto é possível porque o sistema AOP da Indra, implementado no aeroporto de Lisboa, troca informações sobre a chegada de voos com o Network Manager Operations Center do gestor da rede europeia de navegação aérea e antecipa o envio de informações sobre as partidas, a partir do momento em que as companhias aéreas emitem o plano de voo, que pode ser cerca de 20 horas antes da partida, em comparação com as três horas de antecedência dos aeroportos mais avançados.
Desta forma, o Aeroporto de Lisboa aumenta a precisão dos dados e antecipa o conhecimento da situação por parte do controlo europeu, que não só tem informações sobre o plano de voo, ou seja, a aeronave uma vez no ar, como também sobre todo o processo, incluindo o que acontece no aeroporto.
O projeto LIS-IAOP, desenvolvido pela Indra foi financiado pela União Europeia através da CINEA, a Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente. É um primeiro marco para assegurar “uma melhor visibilidade e previsibilidades dos voos através da rede europeia de tráfego aéreo, melhorando a coordenação, a gestão e a capacidade do tráfego aéreo no continente”.
“Este projeto para o Aeroporto de Lisboa foi possível graças à experiência anterior da Indra no SESAR, onde foi possível trabalhar, testar e validar diferentes desenvolvimentos que contribuíram para tornar o nosso produto “Plano de Operações Aeroportuárias”, o mais avançado atualmente em funcionamento”, refere Lídia Muñoz Perez, diretora de Portos e Aeroportos no mercado de mobilidade da Indra.