Categories: SegurançaVírus

Aeroporto americano adota câmaras que detectam circulação suspeita

Quando isso acontece, não importa o dia ou a hora, o sistema envia um alerta visual e sonoro aos agentes da Administração de Segurança de Transporte e ao Centro de Comunicação de Segurança Pública do aeroporto. No centro de comando, aparece de imediato um vídeo ao vivo que mostra a cena e permite uma avaliação antecipada dos riscos.

O GRB adotou a plataforma de análise de vídeo savVi, da AgentVi, que trabalha em conjunto com câmaras de vídeo em rede de alta definição da Axis Communications e com o sistema de gestão de vídeo da Milestone para obter uma gestão avançada através de análise de vídeo.  O aeroporto conta com um conjunto de 140 câmaras fixas, PTZ e térmicas da Axis.

“A maioria das nossas câmaras Axis são fixas e estão em áreas de interesse”, conta Tom Miller, diretor do aeroporto. “As câmaras PTZ da Axis são utilizadas para visualizar grandes áreas e locais específicos, como perto da pista de aterragem e descolagem e nos portões de entrada para veículos”.

A tecnologia detecta indivíduos a movimentar-se no fluxo contrário ou quando alguém entra numa área restrita sem credencial, o que poderia representar uma ameaça à segurança. Graças às múltiplas câmaras na área, a equipa de segurança também pode verificar se algum suspeito comunicou com outras pessoas nos arredores.

O aeroporto também utiliza câmaras da Axis nas pistas de aterragem para supervisionar o movimento dos aviões, veículos de serviço e pessoais. O software da AgentVi analisa as imagens das câmaras térmicas para distinguir as pessoas dos automóveis e dos objetos estáticos. O sistema automaticamente envia um alerta à equipa de segurança quando identifica a presença humana numa zona restrita a veículos.

A videovigilância desempenha outras funções críticas ao aeroporto, como investigação de incidentes – escorregões e quedas, por exemplo, permitindo que as autoridades determinem se há responsabilidade do aeroporto, assim como a detecção de fraudes no estacionamento.

O aeroporto de Green Bay-Austin Straubel recebe cerca de 350,000 embarques anualmente. As duas pistas proporcionam 30 saídas diárias e conexões para destinos em todo o mundo.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

20 horas ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

6 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

7 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

1 semana ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago