Adoção de IA entre empresas portuguesas dispara de 35% para 57% num ano

A inteligência artificial (IA) está a ganhar terreno entre as empresas portuguesas, indica um novo estudo independente da consultora Strand Partners, encomendado pela Amazon Web Services (AWS).

Em fevereiro de 2024, a Fase 1 desta investigação destacou que o aumento da adoção de IA e outras tecnologias digitais poderia impulsionar significativamente a economia portuguesa, desbloqueando 61 mil milhões de euros até 2030.

Agora, a Fase 2 deste estudo revelou um aumento significativo (22%) na adoção da tecnologia de IA em Portugal, com 57% das empresas nacionais a utilizarem consistentemente pelo menos uma ferramenta de Inteligência Artificial.

O estudo, que ouviu 1.500 líderes empresariais portugueses, traça um quadro otimista do futuro da IA no país.

Uma das suas principais conclusões revela que 70% – um número muito elevado de empresas – indica estar familiarizada com esta tecnologia, e utiliza, pelo menos, uma ferramenta de IA.

Em Portugal, os benefícios da adoção de IA parecem claros. Entre as empresas que implementaram esta tecnologia, 51% relatam um aumento de eficiência; 38% sentem-se mais apoiadas na tomada de decisões e 34% identificam melhorias significativas na experiência do cliente.

Estes números demonstram um impacto positivo e multifacetado da IA, bem como a identificação de vantagens, significativas, na produtividade, eficiência e competitividade das empresas portuguesas.

“Portugal tem o potencial para se tornar uma das referências europeias em IA, resultado do excelente trabalho que está a ser feito por empresas e organizações públicas. As empresas priorizam cada vez mais a inovação e eficiência, e em apenas um ano, a taxa de adoção de IA em Portugal aumentou consideravelmente”, afirma Suzana Curic, country lead da AWS em Portugal e Espanha.

Um exemplo de uma empresa local que já está a implementar esta tecnologia de IA é a Ascendi.

Esta empresa portuguesa de gestão de ativos, que presta serviços de cobrança de portagens e gere a operação e manutenção de infraestruturas rodoviárias, está a adotar tecnologia de IA e GenAI da AWS para melhorar a inteligência dos chatbots e automatizar as interações com os clientes.

A Ascendi está a agilizar os procedimentos de resposta aos clientes com o apoio de uma ferramenta de inteligência artificial que analisa e resume as comunicações escritas com os mesmos.

A percentagem de empresas que acredita que a IA vai transformar os seus setores nos próximos cinco anos subiu 23 pontos percentuais, entre 2022 e 2023, situando-se agora nos 87%. E 35% preveem, mesmo, que a IA mude fundamentalmente a forma como o seu setor opera.

Mas, neste momento, o impacto da IA no desempenho das empresas já é visível. O serviço e apoio ao cliente (30%), a deteção e prevenção de fraudes (29%) e a análise financeira e negociação (27%) são as principais áreas onde as empresas portuguesas recorrem à utilização de ferramentas de IA. Estes resultados mostram que a IA não é apenas uma palavra da moda, mas uma ferramenta que está a ser utilizada e a produzir resultados concretos.

Redação Silicon

Recent Posts

Commvault expande parceria com a Google Cloud

A nova solução da Commvault oferece aos clientes do Google Workspace uma proteção abrangente e…

20 horas ago

Vodafone e CIMPOR implementam rede privada 5G Standalone

Transmissão em tempo real de dados impulsiona automatização, manutenção à distância e visão de conjunto…

2 dias ago

Qualys apresenta centro de operações de risco de cibersegurança

O Enterprise TruRisk Management redefine a gestão de riscos e unifica várias soluções para uma…

6 dias ago

Ransomware cresce 20% no segundo trimestre de 2024

O relatório detalha como os atacantes exploram as vulnerabilidades nas redes de automação de edifícios…

1 semana ago

Air France lança serviço Wi-Fi de alta velocidade a bordo

A partir de 2025, a companhia vai oferecer progressivamente uma conectividade de altíssima velocidade para os…

1 semana ago

Tangível implementa tecnologia na angolana UNITEL

Redesenho de portal e app de atendimento a milhões de utilizadores angolanos foi um dos…

2 semanas ago