A inteligência artificial (IA) está a ganhar terreno entre as empresas portuguesas, indica um novo estudo independente da consultora Strand Partners, encomendado pela Amazon Web Services (AWS).
Em fevereiro de 2024, a Fase 1 desta investigação destacou que o aumento da adoção de IA e outras tecnologias digitais poderia impulsionar significativamente a economia portuguesa, desbloqueando 61 mil milhões de euros até 2030.
Agora, a Fase 2 deste estudo revelou um aumento significativo (22%) na adoção da tecnologia de IA em Portugal, com 57% das empresas nacionais a utilizarem consistentemente pelo menos uma ferramenta de Inteligência Artificial.
O estudo, que ouviu 1.500 líderes empresariais portugueses, traça um quadro otimista do futuro da IA no país.
Uma das suas principais conclusões revela que 70% – um número muito elevado de empresas – indica estar familiarizada com esta tecnologia, e utiliza, pelo menos, uma ferramenta de IA.
Em Portugal, os benefícios da adoção de IA parecem claros. Entre as empresas que implementaram esta tecnologia, 51% relatam um aumento de eficiência; 38% sentem-se mais apoiadas na tomada de decisões e 34% identificam melhorias significativas na experiência do cliente.
Estes números demonstram um impacto positivo e multifacetado da IA, bem como a identificação de vantagens, significativas, na produtividade, eficiência e competitividade das empresas portuguesas.
“Portugal tem o potencial para se tornar uma das referências europeias em IA, resultado do excelente trabalho que está a ser feito por empresas e organizações públicas. As empresas priorizam cada vez mais a inovação e eficiência, e em apenas um ano, a taxa de adoção de IA em Portugal aumentou consideravelmente”, afirma Suzana Curic, country lead da AWS em Portugal e Espanha.
Um exemplo de uma empresa local que já está a implementar esta tecnologia de IA é a Ascendi.
Esta empresa portuguesa de gestão de ativos, que presta serviços de cobrança de portagens e gere a operação e manutenção de infraestruturas rodoviárias, está a adotar tecnologia de IA e GenAI da AWS para melhorar a inteligência dos chatbots e automatizar as interações com os clientes.
A Ascendi está a agilizar os procedimentos de resposta aos clientes com o apoio de uma ferramenta de inteligência artificial que analisa e resume as comunicações escritas com os mesmos.
A percentagem de empresas que acredita que a IA vai transformar os seus setores nos próximos cinco anos subiu 23 pontos percentuais, entre 2022 e 2023, situando-se agora nos 87%. E 35% preveem, mesmo, que a IA mude fundamentalmente a forma como o seu setor opera.
Mas, neste momento, o impacto da IA no desempenho das empresas já é visível. O serviço e apoio ao cliente (30%), a deteção e prevenção de fraudes (29%) e a análise financeira e negociação (27%) são as principais áreas onde as empresas portuguesas recorrem à utilização de ferramentas de IA. Estes resultados mostram que a IA não é apenas uma palavra da moda, mas uma ferramenta que está a ser utilizada e a produzir resultados concretos.
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