Administração da PT teme desvalorização da empresa

Esta é uma das preocupações da administração da empresa, caso a fusão com a Oi venha a ser anulada. A situação da empresa está a dividir opiniões: em documentação entregue à CMVM, Menezes Cordeiro defende que a PT deveria avançar para a anulação da fusão com a Oi. Já a administração da PT SGPS, presidida por Melo Franco, teme que a empresa desvalorize, caso a fusão entre as duas operadoras não aconteça.

A hipótese de a Oi avançar para tribunal caso a fusão não se realize também é uma das visões negativas da administração. O receio é que a operadora brasileira acuse a PT de incumprimento contratual, resultando, consequentemente, em desvalorização.

O Conselho de administração enviou informação sobre o negócio à CMVM, que tinha pedido mais esclarecimentos. Este tinha sido, aliás, um dos argumentos para a suspensão da assembleia-geral de acionistas, que mudou de data, passando a realizar-se no dia 22 de janeiro.

No comunicado, que conta com 97 páginas, são explicitados tanto os pareceres do Conselho de Administração da PT SGPS como os pareceres da assembleia-geral.

Menezes Cordeiro, presidente da mesa da assembleia-geral, já tinha defendido que, com a venda da PT Portugal à Altice, os contratos entre PT e a Oi ficavam impossibilitados de serem cumpridos. A PT SGPS poderia, assim, ficar na mesma posição que estava antes da conclusão do contrato, ou seja, sendo ainda detentora da PT Portugal.

Mas o Conselho de Administração da PT SGPS também demonstra a sua preocupação com o futuro da empresa. No comunicado,defende que, mesmo que não seja aprovada a venda na assembleia-geral, isso não quer dizer que a PT Portugal  não “possa vir a ser vendida no futuro”, mantendo-se a incerteza do destino da operadora.

Esta indecisão levaria, de acordo com a administração, a uma influência negativa no património da Oi que acabaria por afetar indiretamente a PT SGPS, que detém uma participação na operadora brasileira.

Cátia Rocha

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago