Acordo UE-EUA para transferência de dados entra em vigor

O novo pacto, denominado “Privacy Shield“, dará às empresas dos dois lados do Atlântico um enquadramento para a transferência de dados pessoais, que podem ir desde o histórico de navegação a reservas de hotéis.

Mais de quatro mil empresas estavam num limbo legal depois de o acordo anterior, Safe Harbour, ter sido invalidado pelo Tribunal Europeu de Justiça. Em causa estavam as regras de acesso aos dados dos cidadãos europeus, mesmo quando fornecidos de forma voluntária, por parte de empresas norte-americanas.

Gigantes como a Google, Microsoft e Facebook poderão integrar o Privacy Shield a partir de 1 de agosto, revela a agência Reuters. A Google e a Microsoft já disseram que vão entrar no acordo e irão trabalhar com as autoridades de proteção de dados na Europa em caso de problemas ou dúvidas. O Facebook ainda está a ponderar a decisão.

Por ano, as operações transatlânticas de serviços digitais valem mais de 250 mil milhões de dólares e chegou a temer-se grandes problemas quando as negociações para substituir o Safe Harbour se arrastaram. Na Europa, reguladores e autoridades começaram a investigar de forma mais rigorosa o acesso e tratamento de dados dos europeus depois das revelações de Edward Snowden, que expôs práticas de vigilância sistemática por parte das agências de inteligência norte-americanas há três anos.

O Privacy Shield reforça a protecção dos europeus e dá-lhes maior poder em caso de disputas, mas mesmo assim foi alvo de críticas: os defensores de regras mais rigorosas de privacidade acreditam que não vai longe o suficiente.

Já as autoridades europeias de proteção de dados – que pediram ajustes ao enquadramento em abril – vão analisar o texto do acordo e revelarão uma posição final a 25 de julho.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago