Acordo entre SAP SE e Siemens para revenda do EnergyIP

A parceria surge como necessidade de responder aos diversos cenários de negócio completamente digital, para clientes do setor de energia e utilities de todo o mundo. Disponível através da própria SAP, será vendida como SAP Meter Data Management by Siemens durante o segundo trimestre deste ano. Está ainda previsto que as duas entidades se disponham a apoiar o desenvolvimento e evolução da oferta, para fornecer a próxima geração de modelos de negócio de suporte a todos os agentes no setor de energia do futuro.

Tendo em conta os modelos de negócio que vão surgindo e que se concentram em oferecer energia fiável e eficiente numa altura em que o cenário da energia está cada vez mais distribuído, os objetivos desta cooperação têm por base ajudar os clientes de utilities a integrarem o processamento em tempo real de Big Data.  A informação gerada pelos milhões de contadores e sensores conectados é processada de maneira a proporcionar um conhecimento e controlo para todos os produtores e consumidores de energia, desde as grandes centrais eléctricas, até às microredes.

Thomas Zimmermann, CEO da unidade de negócio da Siemens Digital Grid, explicou que “a Siemens e a SAP têm vindo a construir relações duradouras com as entidades municipais e as utilities. A nossa plataforma de aplicações para redes elétricas inteligentes, EnergyIP, combinada com as soluções SAP for Utilities irá alcançar cerca de metade das utilities de energia do mundo e proporcionará aos nossos clientes um elevado grau de inteligência e conhecimento, adicionando valor e utilidade aos dados disponíveis, algo fundamental no mundo de hoje que é orientado pela informação.” Acrescentou ainda que “os cenários de negócio totalmente digitais serão os principais impulsionadores da mudança do sistema energético atual”.

“A SAP encara o acordo de hoje como uma oportunidade única para os nossos clientes tirarem partido do know-how e das soluções de dois líderes de mercado, SAP e Siemens, para a integração da IT/OT (Tecnologia de Informação / Tecnologia Operacional)”, declara o vice-presidente da unidade de negócio SAP Utilities, Henry Bailey.

“O acesso em tempo real ao dispositivo e aos meter data combinados com a informação comercial sobre o cliente irá ajudar a fornecer às empresas do sector das utilities uma visão abrangente dos seus clientes e dispositivos técnicos. Antecipamos que tudo isto venha provocar uma mudança significativa no panorama em que as organizações de utilities irão operar no futuro”, concluiu o vice-presidente.

Liliana Barragão

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago