Acordo entre Lenovo e IBM incomoda oficias dos EUA

A Lenovo revelou as suas intenções para adquirir a divisão de servidores da Internacional Business Machines, negócio que é alvo de bastante desconfiança e desagrado por parte do governo norte-americano, que receia que a China passe a ter acesso a segredos tecnológicos e governamentais dos Estados Unidos.

Os oficiais governamentais norte-americanos são o obstáculo que se interpõe entre a chinesa Lenovo e a IBM para a aquisição do negócio de servidores da tecnológica dos Estados Unidos, e que terão de ser convencidos pela chinesa de que o governo da China não terá, de forma alguma, acesso a segredos de Estado e tecnologia militar, visto que o Pentágono, o FBI e as maiores operadoras de telecomunicações do país operam sobre servidores da IBM.

Assim, foi desencadeada uma investigação minuciosa pelo conglomerado de agências governamentais conhecido como o Comité para Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS), que investiga eventuais riscos à segurança nacional inerentes às aquisições estrangeiras de empresas domésticas.

Anne Salladin, antiga oficial do Departamento do Tesouro que colaborava com as revisões efetuadas pelo Comité, disse que um acordo desta natureza teria de ser, inequivocamente, alvo de escrutínio do CFIUS.

A Lenovo havia anunciado no final de janeiro a aquisição do setor da IBM por 2,3 mil milhões de dólares, e agora procura obter a aprovação formal das autoridades reguladoras.

Contudo, a empresa assegurou que todas informações secretas norte-americanas manterão a sua integridade e confidencialidade, visto que a IBM continuará na posse dos servidores governamentais.

As revisões do CFIUS podem demorar até 75 dias, pelo que o acordo comercial manter-se-á pendente até receber aprovação para ser selado.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago