O sistema de pagamentos eletrónicos PayPal anunciou que voltará a cotar ações na bolsa eletrónica Nasdaq, que concentra a negociação dos papéis de todas as empresas da Internet nos Estados Unidos, com capital aberto.
Isso deve ocorrer quando acontecer a cisão da companhia, com a gigante de comércio eletrónico eBay, que deverá ocorrer até ao terceiro trimestre deste ano. “Agora que vamos dar este passo para voltar a cotar de maneira independente, abrimos um novo capítulo na história do PayPal com um conjunto sem precedentes de ativos e vantagens”, disse o presidente da companhia, Dan Schulman, às agências de notícias norte-americanas.
O PayPal deverá ser listado como “PYPL” no indíce da Nasdaq, o mesmo nome que utilizava antes de ser adquirido pelo eBay, que realizou a aquisição do sistema de pagamentos em 2002, por um total de 1,5 mil milhões de dólares em valores da época, segundo destacou o presidente da companhia que divide a cidade-sede de Palo Alto, Califórnia (EUA), com outras companhias de Internet como a rede social Facebook e a gigante de eletrónica, Hewlett-Packard (HP).
O CEO da eBay, John Donahoe, tinha assegurado em setembro passado que o conselho de administração aprovara a cisão do negócio em duas empresas diferentes, para melhorar a competitividade do popular sistema de pagamentos. O eBay anunciou no final de abril que no primeiro trimestre do ano obteve um lucro líquido de 626 milhões de dólares (0,51 dólares por ação), enquanto a sua faturação subiu 4%, para 4,448 mil milhões de dólares.
Também no primeiro trimestre, o PayPal cresceu 18%, com um volume total líquido de pagamentos na ordem dos 61 mil milhões de dólares, ao passo que o volume de serviços comerciais subiu 26%. A companhia conquistou cerca de 3,6 milhões de novas contas ativas no período, uma expansão de 11%, que totaliza mais de 165 milhões de contas e processou mais de mil milhões de transações nos três primeiros meses do ano, um crescimento superior a 24%, em comparação com o mesmo período de 2014.
*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…