Categories: Negócios

Ações da Apple estão em mínimos de dois anos

Em causa estão os receios de um abrandamento forte da procura pelo iPhone 6s e 6s Plus, lançados em setembro, que não foram recebidos com o mesmo entusiasmo que os predecessores. A Apple lançou o iPhone SE para atrair os consumidores com orçamentos mais modestos, mas os analistas não acreditam que vá fazer diferença.

Os títulos chegaram a valer apenas 89,47 dólares, recuperando ligeiramente para fechar nos 90,27 dólares, uma quebra de 2,41%. Com isto, a capitalização bolsista daquela que conitnua a ser a empresa mais valiosa do mundo encolheu para 489,69 mil milhões de dólares.

Por comparação, há precisamente um mês (12 de abril) as ações da Apple valiam 110,44 dólares. E há um ano, a 12 de maio de 2015, 125,87 dólares. As quedas sucessivas limparam 200 mil milhões de dólares do valor da empresa, numa tendência clara e preocupante para os seus investidores. Carl Icahn, um magnata que durante o período mais difícil do início de 2014 reforçou o seu investimento na empresa, desta vez optou por obliterar a Apple do seu portfólio.

Segundo reportou o Nikkei Asia Review, citado pela Reuters, os fornecedores de componentes em Taiwan vão receber na segunda metade do ano um volume de encomendas inferior ao de 2015 – apesar de a Apple lançar os seus topos de gama precisamente em setembro. Pior, as imagens que têm surgido na Internet sobre o design do iPhone 7 não mostram diferenças significativas em relação ao 6s, o que contraria a expectativa de muitos sobre a reinvenção do smartphone da marca a cada dois anos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago