Categories: Negócios

‘Acertar o Rumo’ quer aumentar empregos em TI

A ITGrow, uma empresa do Grupo Critical Software e do BPI, em parceria com a Universidade de Coimbra, no âmbito da 2ª Edição do programa de formação profissional ‘Acertar o Rumo’, está à procura dos 25 melhores candidatos para integrarem esta iniciativa. O objetivo é aumentar o nível de qualificação dos jovens profissionais portugueses na área das TI, redirecionando competências para áreas com empregabilidade e ajustando a oferta à procura no mercado de emprego.

Além da Universidade de Coimbra e da ITGrow, participam neste programa um conjunto de empresas que se comprometem a receber nos seus projetos os alunos que tenham terminado com sucesso a fase formativa do programa a partir de Setembro de 2015, mediante a assinatura de um Protocolo de Adesão. Entre elas estão a Critical Software, o BPI, a Accenture, a AIRC, a Present Technologies, a ISA, a Bettertech, a Everis, a Shortcut e a ITEN.

O programa destina-se a profissionais com curso superior em domínios com base forte de raciocínio lógico e matemático (como, por exemplo, engenharias, matemática e física), que pretendam redirecionar a sua carreira para a área das TI. Os promotores da ‘Acertar o Rumo’ acreditam que é possível preparar estes profissionais para que possam encontrar melhores oportunidades de emprego em Portugal, contribuindo para valorizar a formação académica e profissional dos talentos portugueses.

O Programa terá a duração total de 22 meses, repartidos por um período de 10 meses de formação académica e por um segundo período de 12 meses de consolidação e formação on-the-job, através de um estágio profissional remunerado – na ordem dos 750€ brutos – garantido numa das empresas aderentes ao programa.

A componente letiva de 10 meses é lecionada no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e foi concebida por professores deste departamento. Este plano de formação segue de perto as ferramentas de desenvolvimento de software que são utilizadas no mercado de trabalho e os docentes envolvidos na lecionação do curso têm experiência pedagógica e científica em tópicos de engenharia de software e de ensino da programação.

Está já a decorrer a fase de recrutamento e seleção dos profissionais que vão integrar a 2ª edição do programa, através da realização de provas para identificação de candidatos e da validação conjunta (Universidade de Coimbra e ITGrow) em formato de entrevista, para se encontrarem os 25 melhores candidatos.

As candidaturas poderão ser submetidas através do preenchimento de um formulário disponível em www.acertarorumo.pt ou, alternativamente, através do envio do CV para o e-mail info@acertarorumo.pt.

Mas, atenção, é importante salientar que a formação terá um custo total para o estudante de 2.850€, a serem pagos no ato de inscrição na fase letiva do programa. Os formandos terão à sua disposição uma linha de crédito adaptada às necessidades específicas de financiamento através do BPI, podendo recorrer a outras alternativas disponíveis no mercado.

A fase letiva da segunda edição do ‘Acertar o Rumo’ terá início a 29 de Setembro e estará direcionada para uma componente académica de programação em Java na Universidade de Coimbra. A Fase de Consolidação – Estágio Profissional remunerado terá início em Setembro de 2015.

Paulo Matos

Jornalista há mais de 10 anos, é fanático por cinema, música e MMA. Após uma passagem pelo Ministério da Defesa, conciliou as paixões por tecnologia e escrita, especializando-se em TI, nomeadamente nas áreas de Canal e B2B.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

23 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago