Schneider Electric contribuiu para restauração da Notre Dame
A empresa optou por doar soluções de última geração para a gestão de energia e segurança das instalações.
A Schneider Electric disponibilizou soluções para a restauração da Catedral de Notre Dame em Paris.
As soluções doadas tornaram possível proteger e monitorizar as instalações elétricas do local: o Building Management System (BMS) é capaz de gerir e otimizar o consumo de energia do monumento, incorporando inovações do século XXI numa catedral que representa um ponto alto da arte medieval, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1991.
O incêndio que danificou gravemente a catedral, no dia 15 de abril de 2019, desencadeou uma incrível onda de solidariedade da qual a Schneider Electric quis fazer parte.
“É um passo óbvio para a Schneider Electric apoiar ações deste tipo para locais simbólicos e prestigiados, tal como fizemos no passado para o teatro estatal Comédie Française e para a estação Antártica,” destaca Gilles Vermot Desroches, director of Citizenship & Institutional Affairs da Schneider Electric.
Assim, o Grupo ofereceu todos os equipamentos necessários para o fornecimento de energia do local e para a sua segurança (células AT 20 kV, transformador 20 kV/410V 1250 kVA, quadros elétricos gerais e por divisão, inversores, iluminação de segurança, outros dispositivos), bem como as ferramentas para a gestão técnica do edifício, tornando possível acompanhar o funcionamento da rede e controlar o seu consumo de energia (sistemas de controlo automático, sensores, controladores, bus de comunicação, etc.).
Para além de fornecer equipamento, a Schneider Electric está a levar a cabo também parte da manutenção dos equipamentos de distribuição elétrica, e oferece parte da engenharia, estudos, comissionamento e programação dos sistemas instalados, bem como a formação de futuros utilizadores.
A antiga instalação elétrica não estava operacional devido ao incêndio e, sem eletricidade, a reabertura era impossível. A nova rede assegura a distribuição e a segurança do fornecimento de energia, “incorporando soluções inovadoras e tecnologias de última geração que otimizam a gestão do seu consumo elétrico e contribuem para garantir a segurança da catedral”.
A equipa de projeto teve de lidar com um grande número de questões técnicas.
Uma dessas questões foi a entrega e instalação, no início de 2024, do transformador conectado TRIHAL, um elemento-chave do fornecimento elétrico da catedral.
Entregue num camião e depois elevado para o local acima da área de construção, este bloco de 3.2 toneladas foi de seguida deslocado através de um guindaste para a sua posição na cave do presbitério. Foi necessário efetuar um estudo específico para a operação de elevação.
A instalação da subestação de alta tensão numa cave subterrânea abobadada, com consideráveis restrições de acesso e espaço, foi também uma questão resolvida com equipamento e suporte personalizados.
“Este é um projeto cuja logística foi bastante complicada e que exigiu uma excelente coordenação com os outros intervenientes no local,” afirmou Cédric Larcher, regional manager of the Electrical Distribution Application Center da Schneider Electric France, responsável pela gestão, desempenho e monitorização no local.
Para além do fornecimento de infraestruturas, cerca de 60 colaboradores da Schneider Electric (desde os operadores de fábrica até aos projetistas da rede da instalação) contribuíram com conhecimento e experiência, como parte de um programa de transferência de competências.
O apoio da Schneider Electric também incluiu a formação de empresas parceiras, como o construtor de quadros elétricos Ateliers Electriques de France (sediado em Val-de-Marne) para instalar o armário principal de baixa tensão; a FBS Electricité (sediada em Seine-Maritime) para instalar a subestação de alta tensão; a ERM (sediada em Eure) para criar estruturas de apoio específicas; e a Transport Avex (sediada em Val-de-Marne) para realizar as operações de manuseamento extremamente complicadas na cave do presbitério.