Ifthenpay e EBANX alavancam pagamentos instantâneos

Método de pagamento instantâneo promete aumentar vendas e número de clientes do comércio online português.

Com o intuito de fortalecer e tornar os pagamentos digitais mais seguros e mais simples, a portuguesa Ifthenpay anunciou uma parceria com o EBANX permitindo assim alavancar os pagamentos instantâneos no nosso país e fomentar o uso do popular sistema brasileiro Pix em Portugal.

Criado pelo Banco Central do Brasil em 2020 com o propósito de facilitar as transações bancárias, tornando-as mais fáceis e menos burocráticas, o Pix é o mais recente sistema de pagamentos e transferências instantâneos em Reais do Brasil.

Funcionando 24h x 7 x 365 dias ao ano, este sistema “está a revolucionar o internet banking desde o final de 2020” e prevê-se venha a ser o principal método de pagamento usado pelos brasileiros nas compras online já em 2025, ultrapassando os cartões de crédito.

O Pix proporciona pagamentos e transferências bancárias no prazo máximo de 40 segundos.

Esta parceria assinala um novo marco na história do Pix, permitindo que consumidores e empresas passem a usar este método para comprar em lojas online que processam os seus pagamentos através da Ifthenpay.

Refira-se que, de acordo com dados da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) obtidos pelo EBANX, o Pix será responsável por 44% do volume total dos pagamentos movimentados no comércio online no Brasil em 2025, ultrapassando os 41% movimentados pelos cartões de crédito.

“Dada a relevante comunidade de cidadãos brasileiros residentes em Portugal, e o elevado número que também nos visita, esta é uma evolução natural e estamos convictos de que daqui resultará mais um grande sucesso, para ambas as empresas e mercados, estreitando-se ainda mais os seculares laços comerciais entre os dois países. Por outro lado, o enorme sucesso que este método de pagamento tem tido no Brasil, faz-nos perspetivar para as empresas aderentes ao nosso serviço, a possibilidade de aumentarem quer o seu volume de negócios, quer o número dos seus clientes,” afirma Nuno Breda, cofundador da Ifthenpay.

Segundo explica Filipe Moura, cofundador da Ifthenpay, este é “um enorme potencial que chega agora ao nosso país, através desta parceria estratégica com o EBANX, e que colocamos ao dispor das empresas nossas clientes, dando-lhes a possibilidade de assim aumentarem consideravelmente o volume dos seus negócios, e ganharem uma nova dimensão de internacionalização das suas operações”.

A expectativa conjunta da Ifthenpay e do EBANX é que a operação “repita o sucesso que os pagamentos com o Pix têm tido no Brasil”.

Nos últimos três anos, 80% das pessoas que fizeram a primeira compra em empresas parceiras do EBANX escolheram pagar pelo Pix.

Além disso, as empresas aderentes deste sistema e clientes do EBANX registaram um aumento de 16% das receitas e de 25% no número de clientes. 

A partir de agora, os consumidores com acesso ao sistema Pix já podem efetuar pagamentos junto das empresas/comerciantes que processam os seus pagamentos através da Ifthenpay.

No final de cada compra online, o valor aparece em Reais do Brasil e não há custos adicionais agregados à escolha do Pix como método de pagamento.