Nasceu a PaperWeight AI

Trata-se de uma spin-off especializada em tecnologia avançada para o setor do retalho e que pretende oferecer uma solução baseada em sensores em papel.

O CoLab AlmaScience lançou a PaperWeight AI, uma spin-off, especializada em tecnologia avançada para o setor do retalho.

A PaperWeight AI pretende oferecer “uma solução revolucionária” com base em sensores baseados em papel, de baixo custo, fáceis de instalar “e altamente eficazes” para responder aos desafios emergentes que o setor do retalho enfrenta na aferição, em tempo real, de níveis precisos de stock e na gestão do shrinkage (perda de produto devido a roubo, dano ou erro) que resulta muitas vezes na perda de receitas.

De acordo com a empresa, a tecnologia “atraiu já significativo interesse por parte de empresas nacionais e internacionais” e está já a ser testada por um dos principais retalhistas em Portugal.

Criada no AlmaScience, um Laboratório Colaborativo (CoLab), a PaperWeight AI representa um marco significativo na missão do laboratório de converter investigação de ponta em soluções economicamente viáveis.

Desenvolvida ao longo de quatro anos, esta tecnologia “é o exemplo vivo do compromisso contínuo da AlmaScience com a inovação e o seu respetivo ecossistema”, criando empregos qualificados e promovendo empresas de alta tecnologia made in Portugal com grande valor acrescentado.

A PaperWeight AI aproveita a tecnologia de sensores em papel para transformar as operações tradicionais do retalho e oferecer um conjunto de soluções de análise de dados em tempo real para uma melhor gestão de inventário, redução de desperdício, deteção de furtos e aumento da eficiência operacional.

Para lá dos sensores, o sistema integra algoritmos de IA para detetar peso, pressão e toque em tempo real.

Isto fornece aos retalhistas dados imediatos sobre os níveis de stock, deteção de roubo e inconformidades face aos planogramas, sem a necessidade de câmaras ou sensores de carga dispendiosos.

Alinhada com o Pacto Ecológico Europeu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o AlmaScience utiliza investigação e inovação para criar valor económico tangível para além da academia.

Este foco na sustentabilidade e na tecnologia inovadora garante que as suas soluções respondam tanto às necessidades ambientais como comerciais.

Para Carlos Silva, presidente da AlmaScience, “A PaperWeight AI representa um momento crucial na trajetória da AlmaScience, demonstrando a nossa capacidade de transformar investigação de ponta em soluções prontas para o mercado”.

O mesmo responsável disse ainda que “este spin-off materializa o  compromisso em impulsionar a inovação sustentável que cria valor económico tangível. Ao conectar a tecnologia avançada à aplicação prática, não estamos apenas a desenvolver soluções ecológicas – estamos a remodelar indústrias e a contribuir para a posição de Portugal como líder em inovação sustentável.”

Yoni Engel, CEO e cofundador da PaperWeight AI, acrescentou: “O lançamento da PaperWeight AI marca um marco significativo na tecnologia para o retalho. Construída sobre a investigação inovadora da AlmaScience, as nossas soluções são fáceis de instalar, estão preparadas para revolucionar a gestão de inventário e fornecer aos retalhistas informação que melhora o seu negócio e, em última análise, os seus resultados.”

A criação da PaperWeight AI assinala “um passo crucial no avanço e papel de Portugal em relação à Indústria 4.0 e na transição global para práticas sustentáveis”.

Esta spin-off está preparado para criar, nos próximos dois anos, “cerca de 20 empregos altamente qualificados” em setores de alta tecnologia, contribuindo para a realocação de trabalhadores para tarefas de valor acrescentado e fortalecendo a competitividade de Portugal no panorama global da inovação.