Crescimento da Lenovo acelera no quarto trimestre
Crescimento da Lenovo acelera no quarto trimestre do exercício fiscal de 23/24.
O Lenovo Group anunciou os resultados do 4º trimestre e do ano fiscal de 2023/24.
Depois de retomar o crescimento no 3º trimestre, o Grupo relatou um crescimento de receita ano a ano em todos os grupos de negócios no 4º trimestre, com a receita do Grupo a aumentar quase 10% ano a ano para 13,8 mil milhões de dólares.
Já o lucro líquido duplicou numa base ano a ano para 248 milhões de dólares e o mix de receita não-PC atingiu um máximo histórico de 45%.
O desempenho do Grupo no quarto trimestre e no segundo semestre demonstra “como a Lenovo navegou pela desaceleração da indústria no ano passado, capturou as enormes oportunidades de crescimento apresentadas pela IA e acelerou o impulso em todo o negócio”, segundo se lê em comunicado de impresa.
A receita para o ano fiscal completo foi de 56,9 mil milhões de dólares, e o lucro líquido foi de mil milhões.
A partir do segundo semestre do ano fiscal, a Lenovo alcançou um crescimento anual de receita de 6% e a margem líquida recuperou de um declínio anual no primeiro semestre para estabilizar no segundo semestre.
O Grupo espera que o PC com IA – que é definido como equipado com um agente pessoal de IA baseado em interações naturais, computação heterogénea, base de conhecimento pessoal, conectado a um ecossistema aberto de aplicações de IA e com proteção de privacidade e segurança – cresça da sua atual posição premium para o mainstream nos próximos três anos, impulsionando um novo ciclo de atualização para a indústria.
A IA híbrida está também a impulsionar uma maior procura de infraestruturas de IA “e os clientes pedem cada vez mais soluções e serviços de IA personalizados, em especial consultoria, conceção, implementação e manutenção de IA”.
De acordo com o presidente e CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, os resultados do quarto trimestre “demonstram claramente que não só retomámos o crescimento em todos os nossos negócios, mas que a nossa dinâmica empresarial está a acelerar, impulsionada pelas oportunidades sem precedentes trazidas pela IA híbrida”.