Bancos estão a evoluir para um modelo mais ágil e centrado no cliente
O estudo oferece uma perspetiva abrangente sobre a modernização do setor e a sua trajetória para a inovação e transformação.
A NTT DATA divulgou um relatório focado no setor bancário segundo o qual se verifica já uma tendência transformadora: “Os bancos estão a colaborar cada vez mais com inteligência artificial e serviços cloud, motivados por vários desafios.”
O estudo “The Digital Horizon: Banking’s Shift from Mainframe to AI-Driven Cloud Infrastructure”, oferece ainda uma perspetiva abrangente sobre a modernização do setor e a sua trajetória para a inovação e transformação e revela os desafios que resultam das exigências dos consumidores, da regulamentação, dos novos intervenientes no mercado e da pressão competitiva dos avanços tecnológicos inovadores.
Analisando as tendências reveladas pelos resultados, destacam-se vários pontos que vão moldar a evolução, transformação e modernização das entidades do setor como o facto de persistirem os sistemas legacy, baseados em infraestruturas tradicionais.
Neste caso, e apesar de 89% das entidades se identificarem como inovadoras, “63% ainda operam com sistemas “datados”, confirmando a persistência deste tipo de infraestruturas”.
O apoio do conselho de administração às iniciativas de IA e cloud foi também analisado, com nove em cada dez executivos a afirmarem que as suas iniciativas relacionadas com ambas as tecnologias são apoiadas pelos seus conselhos de administração”.
Embora a maioria dos bancos já esteja a integrar a inteligência artificial nas suas tecnologias, 30% ainda se encontram nas fases iniciais de adoção e 80% não dispõe de um plano estratégico para a adoção da IA generativa.
A cloud é vista como um facilitador da inovação, com 36% dos inquiridos a mencionarem a flexibilidade e a escalabilidade como fatores-chave para a migração para a cloud, indicando uma mudança nas preocupações para além dos custos.
Finalmente, a migração para a cloud acelerada pelos avanços da IA foi tida em conta neste estudo da NTT DATA, com 25% dos inquiridos a reconhecerem uma tendência crescente na migração para a cloud motivada pelos avanços da IA.
Kaz Nishihata, administrador e vice-presidente executivo sénior do NTT DATA Group Corporation, comenta que “os Bancos não estão apenas a evoluir tecnologicamente, mas também culturalmente. A rápida adoção de IA e cloud pelo setor está a redefinir os modelos de negócio e a estabelecer novos padrões na liderança do setor”.
José Manuel Pérez Bajo, banking partner da NTT DATA, acrescenta, a este propósito, que apesar de ser um desafio significativo, “a condução da mudança também representa uma oportunidade para a transformação do setor bancário. Conhecer o contexto atual, as opções disponíveis e reconhecer os obstáculos facilita a modernização da tecnologia e torna-a mais clara e menos arriscada”.
Por sua vez, Marcos Cardeira, diretor da área de banca da NTT DATA Portugal, acrescenta que “assistimos a uma profunda transformação no setor bancário. A migração do mainframe para cloud está no topo da agenda dos executivos e esta modernização será acelerada com a Inteligência Artificial generativa através da modernização automática do código legacy, permitindo reduzir a dependência de profissionais especializados nas principais linguagens do mainframe, cada vez mais escassos”.