Governo Britânico premiou 11 empresas portuguesas
Foram ainda distinguidas 23 empresas britânicas pelo seu investimento em Portugal realizado ao longo dos últimos três anos.
A 12ª edição dos DIT Business Awards premiou 11 empresas portuguesas pelo seu investimento no Reino Unido e distinguiu 23 empresas britânicas pelo seu investimento em Portugal ao longo dos últimos três anos.
Organizados pelo Department for International Trade (DIT) em Portugal, os DIT Business Awards celebram e reconhecem publicamente o esforço das empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e o sucesso das empresas britânicas em Portugal, integrando-se na agenda de crescimento económico do Governo Britânico.
No que diz respeito ao investimento no Reino Unido, nestes últimos 3 anos, a equipa da Embaixada Britânica em Lisboa (DIT) apoiou um total de 33 projetos de investimento, resultando no estabelecimento de empresas, aquisições ou participação em empresas e expansões de investimentos já existentes, num total de cerca de 677,1 milhões de euros (565,2 milhões de libras) em investimento. Contas feitas, foram gerados 399 postos de trabalho em sectores como as energias renováveis, tecnologia digital, indústrias criativas, sector alimentar, saúde e sector farmacêutico.
Destes projectos, foram distinguidas relativamente a 2019, a Sogrape com o Investment Expansion Award e a MindProber que foi premiada com o International Expansion Award.
No que diz respeito ao ano 2020, a Tekever foi distinguida com o Investment Expansion Award, a iLoF o International Expansion Award, a FairJourney Biologics com o Investment Award e a Tuki com o Global Entrepreneur Award devido à sua participação no Global Entrepreneur Programme do DIT.
Já relativamente a 2021 foram ainda premiadas a EDP com o Investment Expansion Award, a Greenvolt com o Investment Award e a Bring Global e a Didimo ambas com o International Expansion Award.
Por último, a Critical Software recebeu o Significant Investor Award em reconhecimento não só da sua expansão em 2019 e 2020, mas também do seu percurso de crescimento e consolidação enquanto player no mercado britânico nos últimos 15 anos
Nesta edição foram ainda distinguidas 23 empresas britânicas a operar em Portugal, que fazem parte de um grupo alargado de organizações apoiadas pela equipa da Embaixada-DIT em Lisboa nos últimos 3 anos, e que somam entre si um volume estimado de cerca de 752 milhões de euros (627,6 milhões de libras) em exportações de produtos e serviços, nos mais diversos sectores e um investimento global em Portugal de cerca de 1,5 mil milhões de euros (1,3 mil milhões de libras).
Neste âmbito, foram premiadas a Arrow Global Portugal, a Babcock, a Bonhams, a Ebury, a EthOss Regeneration, a Leonardo, a Paysafe Group, a Revolut, a Round Hill Capital e a Savills na categoria de Business Development.
Destacando ainda a importância da inovação científica, a AstraZeneca Portugal, a Frontier IP Group – AquaInSilico e a GSK Portugal foram premiadas na categoria Innovation and Business Development.
No investimento direto em Portugal, a Aethel Partners, a Arrow Global Portugal, a Inspired Education, a Finastra, a Glennmont Partners, a NextEnergy Capital e a Pioneer Point Partners LLP receberam o prémio de Overseas Direct Investment.
Foram também reconhecidas as empresas que se estrearam no mercado português, com a BJSS, a ELEVEN, a Fieldwork Robotics e a HENSOLDT UK a receberem o prémio New to Market.
A cerimónia de entrega dos DIT Business Awards deste ano contou com a presença do Comissário para o Comércio na Europa, Chris Barton. Nomeado pelo Governo Britânico em setembro do ano passado, é responsável pela promoção do comércio, investimento e políticas comerciais entre o Reino Unido e a Europa.
“As empresas britânicas e portuguesas cujo sucesso é hoje reconhecido, são o melhor exemplo da importância que o relacionamento entre o Reino Unido e Portugal tem, e que continuaremos a apoiar com a estreita colaboração entre ambos os países e no contexto Europeu”, afirmou Chris Barton, Comissário para o Comércio na Europa.