Eco Rating é o novo rótulo ecológico para classificação de telemóveis
O Eco Rating será implementado em toda a Europa, a partir do próximo mês de junho, abrangendo telemóveis de 12 fornecedores.
Cinco grupos de telecomunicações europeus uniram forças para lançar um novo modelo de rotulagem Eco Rating para telemóveis.
Trata-se de ajudar os consumidores a identificar e comparar os equipamentos mais sustentáveis e, com isso, encorajar também os fornecedores a reduzir o impacto ambiental dos seus dispositivos.
O Eco Rating é uma iniciativa que foi criada em conjunto pela Deutsche Telekom, Orange, Telefónica (representando as marcas O2 e Movistar), Telia Company e Vodafone para fornecer informações consistentes e precisas acerca do impacto ambiental da produção, transporte, utilização e “fim de vida” dos smartphones.
A iniciativa Eco Rating irá avaliar uma gama de telemóveis novos de 12 marcas de telemóveis, no entanto, espera-se que no futuro outras marcas se juntem à iniciativa.
De entre os parceiros desta fase de lançamento incluem-se a Bullitt Group (telemóveis ‘robustos’ das marcas CAT e Motorola), Doro, HMD Global (Nokia), Huawei, MobiWire, Motorola / Lenovo, OnePlus, OPPO, Samsung Electronics, TCL / Alcatel, Xiaomi e ZTE.
A partir do mês de junho, os cinco operadores irão introduzir os rótulos Eco Rating nos seus pontos de venda, nos 24 países europeus onde estão presentes, entre os quais Portugal, Hungria, França. Grécia ou Espanha.
Na metodologia Eco Rating e utilizando a informação fornecida pelos fabricantes de dispositivos, aplica-se “uma avaliação igualitária e objetiva, através de 19 critérios diferentes, que resultam numa pontuação única para cada dispositivo”. Além disso, o Eco Rating fornece orientações em cinco áreas-chave: durabilidade, reparabilidade, reciclabilidade, eficiência climática e eficiência de recursos.