80% das instituições financeiras definem a IA como uma tecnologia chave
No entanto, de acordo com um estudo NTT Data, só 16% utilizam esta tecnologia para recomendações personalizadas aos clientes.
De acordo com as conclusões de um estudo da NTT DATA, os decisores dos serviços financeiros concordam “de forma esmagadora que a implementação da Inteligência Artificial (IA) será o principal fator de sucesso competitivo nos próximos anos”.
De facto, 83% apontam que a IA “está a criar novas formas de diferenciar as ofertas e conquistar clientes, impulsionadas pelo acesso a conjuntos de dados únicos”.
No entanto, permanecem obstáculos “e a adoção da tecnologia fica atrasada”.
Os inquiridos indicam que a implementação de tecnologia (55%), a criação de uma cultura de startup em negócios já estabelecidos (51%) e competências de mudança organizacionais (43%) são os principais desafios da IA na implementação de serviços proativos personalizados.
Apesar destes obstáculos, as instituições financeiras “têm de encontrar uma forma de os ultrapassar”.
Especialmente tendo em conta a pandemia COVID-19, os consumidores procuram “cada vez mais soluções e aplicações de financiamento digital, que antecipam as suas necessidades e oferecem orientação financeira de forma proativa”, diz a NTT Data.
“A aplicação de mais IA nas principais atividades das instituições financeiras é desafiante” já que “os dados permitirão que estas instituições aumentem a sua competitividade no mercado, bem como modernizem o seu core business e melhorem a forma como os serviços são oferecidos aos clientes”, disse David Sanz, Partner & Head of Banking da everis Portugal, an NTT DATA Company.