Cisco Networking Academy formou mais de 31.500 alunos em Portugal
Nos últimos quatro anos, o programa NetAcad tem vindo a contribuir ativamente para o esforço de digitalização do país, favorecendo o aumento das competências digitais em áreas fundamentais das TIC.
O programa NetAcad, da Cisco, foi pensado para promover ativamente o esforço de digitalização do país, favorecendo o aumento das competências digitais em áreas fundamentais como a cibersegurança, redes, sistemas operativos, programação e automação de infraestruturas, entre outras.
Em Portugal, o NetAcad contabiliza já mais de 31.500 alunos sendo que, desde 2018, com o início da iniciativa CDA, mais de 17 mil estudantes participaram num ou mais cursos, correspondendo a mais de 1.500.000 horas de formação.
Em dados mais recentes, apenas durante 2020 e apesar dos desafios acrescidos “6.600 alunos realizaram pelo menos um curso”, segundo refere a Cisco.
Presente em dezenas de instituições educativas como Institutos Politécnicos, Universidades, Escolas Profissionais e Escolas Secundárias, o NetAcad conta também com parcerias com outras instituições como o IEFP, IAPMEI e IGFEJ.
Esta última esteve na génese de um protocolo de colaboração assinado em 2020 no Estabelecimento Prisional de Leiria entre a Cisco, o IGFEJ e a DGRSP, relativo à disponibilização do programa NetAcad em Estabelecimentos Prisionais.
Pretendia-se, desta forma, “contribuir para o desenvolvimento educacional dos reclusos, facilitando-lhes competências úteis para a sua reinserção no mercado de trabalho”.
Os cursos são disponibilizados gratuitamente para instituições elegíveis e contam “com um curriculum atual, consistente, de alta qualidade, não alinhado com produtos e conducente a certificações da Indústria, tão relevantes no mercado nacional e internacional”.