Consumidores portugueses preferem pagamentos digitais
De acordo com um estudo da Visa, as notas e moedas começam a perder terreno face aos meios de pagamento mais tecnológicos.
A crise sanitária da Covid-19 e as medidas de confinamento impostas ao longo dos últimos meses, vieram alterar os hábitos de pagamento dos consumidores em Portugal.
Para compreender melhor o impacto destas alterações e as necessidades reais dos consumidores, a Visa desenvolveu um inquérito, em parceria com a GFK, quem vem analisar os novos hábitos e tendências futuras nos pagamentos digitais e comércio electrónico.
Segundo dados recolhidos pelo estudo, 45% dos portugueses entrevistados admitem que limitaram o uso de notas e moedas em loja em favor dos pagamentos digitais, desde o início da pandemia.
Esta mudança de comportamento tem vindo a aumentar, e prevê-se que no futuro venha a crescer ainda mais “a utilização de cartões de débito ao efetuar pagamentos em loja”, revela a Visa.
Os números demonstram também um aumento inédito dos pagamentos contactless (+48%), mais do que em qualquer outro país analisado no estudo.
No entanto, o relatório prova que ainda há espaço para crescer, com os consumidores a demonstrem uma propensão cada vez maior para efetuar pagamentos touch free.