Microsoft e Governo português juntos para acelerar recuperação económica

Entre as medidas acordadas está o desenvolvimento de competências digitais de 200 mil pessoas dos setores público e privado bem como a capacitação tecnológica de mais de 70 mil alunos do ensino superior.
A Microsoft Portugal estabeleceu uma Parceria Estratégica para o Setor Digital com o Governo de Portugal para reforçar a estratégia de transição digital do País.
A parceria abrange os setores público e privado e visa também acelerar a recuperação económica do mercado nacional.
O memorando de entendimento foi assinado pelo Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira e pela diretora-geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra.
Alinhado com os objetivos do Plano de Ação para a Transição Digital e com o programa “Ativar Portugal”, a parceria divide-se em três pilares estratégicos – Pessoas, Empresas e Estado Digital –, com iniciativas previstas até ao final de 2022.
Na área de Pessoas, a Microsoft vai disponibilizar recursos para ajudar as pessoas na aquisição de competências e na preparação para o mercado de trabalho.
No pilar Empresas, irá disponibilizar ferramentas para a inovação e transformação digital.
Por fim, no pilar Estado Digital, a Microsoft vai ajudar a acelerar a modernização do Estado e o reforço da capacitação dos seus colaboradores.
A propósito da assinatura deste memorando, o Ministro Pedro Siza Vieira afirmou que, “no futuro próximo, Portugal terá uma oportunidade única para realizar investimentos que permitirão incrementar as qualificações da força de trabalho e, sobretudo, desenvolver a requalificação de ativos”.