Create IT disponibiliza plataforma Diggspace gratuitamente
Para facilitar a proximidade e colaboração das equipas mesmo em trabalho remoto, a nova e mais completa versão do portal de comunicação interna pronto a usar da Create IT é agora disponibilizada gratuitamente durante três meses a entidades dos sectores público, privado e social.
A Create IT, empresa portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao negócio, acaba de anunciar a disponibilidade gratuita durante três meses da plataforma Diggspace em instituições de ensino, de saúde e empresas privadas. Em paralelo, também presta apoio à adoção de ferramentas de colaboração, designadamente Office 365.
“Vivemos tempos desafiantes para a nossa forma de viver, interagir e trabalhar, em que as circunstâncias nos obrigam a um isolamento social forçado, a mudanças abruptas de rotinas e de formas de trabalhar. A pandemia que hoje nos assola força-nos a acelerar o processo de adoção das práticas de remote work e modern & digital workplace, em que se torna fundamental tirar partido de plataformas de colaboração como as diversas ferramentas disponíveis na suite Microsoft Office 365”, começa por referir Gustavo Leitão, Head of DiggSpace na Create IT.
Com anos de experiência em trabalho remoto, a Create IT desenvolveu e otimizou ferramentas que potenciam o alinhamento e a comunicação entre a equipa, à distância, reforçando os sentidos de propósito, de grupo e de pertença. O Diggspace é uma plataforma para a rápida construção de intranets integrada com o Microsoft Office 365. Trata-se de um portal de comunicação interna, pronto-a-usar, de rápida adoção, que permite conectar toda a organização e chamando a si uma série de ferramentas de trabalho como o Microsoft Teams, grupos, documentos, calendário, notícias, eventos, entre outros.
A Create IT solidariza-se com as entidades que estão hoje na linha da frente do combate e as que se mantêm operacionais, colocando a plataforma Diggspace à disposição das organizações de forma gratuita por um período de três meses. O foco são as entidades de saúde e de ensino (ex. agrupamentos de escolas e universidades), bem como qualquer empresa do sector privado com mais de 100 colaboradores (neste caso, limitado às 20 primeiras empresas interessadas). Disponível em modelo SaaS (software-as-a-service), sem necessidade de qualquer instalação local, e com uma configuração rápida (customização, acessos, permissões, arquitetura da informação, criação de conteúdos), esta plataforma pode ser configurada, em poucas horas para cada uma destas organizações.
Esta nova versão permite uma gestão e personalização ainda mais simples e intuitiva, dando total autonomia mesmo a utilizadores não-técnicos, tornando a criação e atualização de conteúdos muito mais célere, fácil e dinâmica. A organização da informação em canais facilita a gestão e disposição dos conteúdos, permitindo ainda a atribuição de diferentes permissões de edição e aprovação por tipologia de artigo, e potenciando a produtividade e a partilha de conhecimento, reforçando a cooperação entre colaboradores.
Será disponibilizado um ambiente estruturado em ‘canais’ onde os profissionais poderão colocar os conteúdos relevantes para a sua área de responsabilidade (ex. direção, departamento, serviço, etc.), bem como canais transversais (ex. “Covid-19”), podendo os conteúdos ter diversos formatos: textos com ou sem imagens, associar documentos (word, excel, power point, pdf, etc.), áudios (ex. podcasts), embed de vídeos, formulários/questionários, entre outras potencialidades.
É de realçar a própria interação entre e intra áreas, como por exemplo eventos/reuniões e outras comunicações dos diversos órgãos (ex. conselhos, grupos de trabalho, comissões de trabalhadores, sindicatos, etc.). A secção das perguntas frequentes e as notificações poderão aqui apresentar-se como especialmente interessantes neste momento que em que todos procuramos respostas e atualizações ao minuto.
De destacar ainda o módulo ideation, que permite a geração de novas ideias, de forma colaborativa e descentralizada à organização, particularmente útil no atual contexto de adaptação e transformação, em que se procuram soluções rápidas e inovadoras para os prementes problemas do dia-a-dia.
“Adicionalmente, e com o intuito de apoiar as organizações a colaborar de forma eficaz durante este período de distanciamento físico, mantemos e reforçamos a nossa proposta de valor para alavancar a adoção de ferramentas como o Teams, SharePoint ou OneDrive através de um acompanhamento proactivo e personalizado (ainda que, nesta fase, à distância). Ajudamos a acelerar a transição digital elevando as suas capacidades de colaboração, mobilidade e otimização de processos, amplificando o poder do Office 365 em toda a empresa, com ganhos claros para o negócio em geral e para cada pessoa em particular”, refere Sara Oliveira, Head of Consulting Services na Create IT.