Apps que consomem menos bateria nos smartphones
O 1º catálogo focado na eficiência energética de aplicações móveis nasceu em Portugal.
A longevidade das baterias dos dispositivos móveis é um problema para a maioria dos utilizadores. A interação dos utilizadores com estes dispositivos é, muitas vezes, prejudicada pela preocupação constante em que a bateria se acabe. Esse problema pode, no entanto, deixar de existir. Nasceu em Portugal o primeiro catálogo de Padrões de Energia, focado na eficiência energética das aplicações móveis e que tem como objetivo melhorar o consumo energético em sistemas de computação.
Três anos depois, e graças a um financiamento superior a 150 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto GreenSoftware Lab (GSL) disponibiliza, entre outros resultados, um catálogo online de forma livre e gratuita, sobre padrões de energia.
“Este catálogo documenta diversas técnicas de desenho de aplicações móveis, com o intuito de melhorar a sua eficiência energética, ou seja, reduzir o consumo de bateria de uma aplicação móvel”, explica Luís Cruz, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e do INESC-ID.
O catálogo pode funcionar como uma ferramenta para que equipas de desenvolvimento mais jovens não precisem de recorrer a colaboradores especializados para melhorarem o desempenho das suas aplicações móveis. Para além disso, o catálogo de padrões funciona como um ponto de partida para programadores ou estudantes que pretendam alargar as suas capacidades técnicas para a área de eficiência energética.
O recurso a padrões de desenho para reutilizar soluções eficientes no desenvolvimento de software, é uma técnica frequente nesta área.
“O objetivo a longo prazo é aumentar a longevidade das baterias dos dispositivos móveis e permitir que os seus utilizadores possam interagir com eles sem se preocuparem com o nível de bateria”, termina o investigador do INESC TEC.