Claranet abre Centro de Excelência e Academia de Formação Cloud em Portugal
O Centro de Excelência, focado em competências de Cloud Azure, AWS e Google, vai servir o mercado nacional, europeu e brasileiro contando já com cerca de 25 colaboradores. A Claranet University tem como objetivo o desenvolvimento de competências IT para profissionais em inicio de carreira ou em fase de transição.
A Claranet vai abrir um Centro de Excelência com 3 pólos, em Lisboa, Porto e São Paulo no Brasil, que visa reforçar o posicionamento da empresa no mercado nacional e da América Latina. Com esta iniciativa, a empresa quer responder às necessidades dos clientes e do mercado na área de Cloud.
O Centro, que conta já com cerca de 25 colaboradores, pretende reforçar a sua equipa com até 50 profissionais, tendo o objectivo de atingir os 100 colaboradores especializados em Cloud no espaço de 3 anos. Segundo a companhia, a ideia é ter os melhores talentos, dando formação especializada a engenheiros, arquitectos, administradores de sistemas e programadores que necessitem ganhar competências em computação na nuvem.
Para além disso, a empresa lançará também, no nosso país, a Claranet University com o objectivo de garantir um fluxo de técnicos qualificados para integrar o seu Centro de Excelência e contribuir para uma maior disponibilidade destes tipo de profissionais no mercado em Portugal.
A academia de formação pretende dotar os formandos com competências tecnológicas, assim como partilhar práticas, metodologias e case-studies reconhecidos internacionalmente, criando profissionais adaptados às reais necessidades das empresas, como Cloud Experts Engineers, Security Experts, DevOps, Data Scientist, entre outros. A primeira edição será focada no desenvolvimento de competências em Cloud.
“Em 2015 estabelecemos um Centro de Competências em Portugal – na área de sistemas de informação internos – para o grupo Claranet, com cerca de 20 colaboradores. Foi um projecto com sucesso e que nos deu motivação adicional, para nos lançarmos neste desafio de agora criar um Centro de Excelência, virado para o mercado nacional e Brasileiro, numa área particularmente dinâmica do mercado de TI, que é a Cloud”, refere, em comunicado, António Miguel Ferreira, Managing Director da Claranet.
“Queremos reforçar o nosso papel enquanto principal fornecedor de serviços Cloud em Portugal, mas também contribuir para uma percepção de Portugal enquanto país inovador e tecnológico, focado no futuro”, acrescenta o executivo.
A Claranet é um dos maiores fornecedores de serviços Hybrid (Cloud Pública e Privada) em Portugal e na Europa e um dos principais parceiros da Azure, da AWS e da Google, quer no continente europeu, quer no Brasil.