Continental e NIO assinam acordo na área dos veículos elétricos

A empresa germânica assinou um acordo de cooperação estratégica com a startup NIO para o desenvolvimento de veículos totalmente elétricos, sistemas inteligentes de transporte e condução automatizada.

As duas empresas vão colaborar nas novas plataformas de carros da NIO, incluindo tecnologias de condução automatizada, habitáculo digital, sistemas de travagem de próxima geração e sistemas de suspensão pneumática. Numa primeira fase, a Continental vai fornecer sistemas de suspensão pneumática e pneus para o SUV elétrico ES8 da NIO, que será lançado no mercado no próximo ano.

“Os carros do futuro vão ter unidades elétricas, que serão totalmente conectados e automatizados. Em 2025, esperamos que a quota de mercado para os sistemas de condução totalmente elétricos seja de cerca de 10%. A Continental está bem posicionada para responder com sucesso a essas futuras exigências.” disse, em comunicado,  Elmar Degenhart, presidente do Conselho de Administração da Continental.

“A nossa colaboração com a NIO contribuirá para mais avanços no desenvolvimento de veículos elétricos e no mercado chinês de veículos elétricos”, acrescentou o executivo.

“Estamos entusiasmados em estabelecer esta parceria com a Continental em vários projetos, incluindo condução automática, carregamento e tecnologia de baterias, para proporcionar serviços e experiências exclusivos aos nossos utilizadores”, referiu William Li, fundador e presidente da NIO.

No âmbito do acordo, a Continental e a NIO planeiam estabelecer um mecanismo de partilha de informação com diferentes níveis de canais de comunicação e realizar regularmente intercâmbios técnicos para definirem conjuntamente os principais padrões e processos de qualidade. 

Além disso, as empresas vão criar plataformas de colaboração nas áreas de promoção da marca, marketing de produto, promoção de tecnologia e formação em qualidade e atendimento ao cliente. 

A parceria foi firmada em Berlim por Frank Jourdan, membro do Conselho de Administração da Continental e Presidente da Divisão de Chassis & Safety, e William Li.