Surface Laptop, melhor que o MacBook Air mas mais caro que os Chromebooks
A Microsoft apresentou hoje terça-feira, dia 2 de maio, o seu mais recente membro da família Surface. O novo notebook dá pelo nome de Surface Laptop e destina-se para o mercado do Ensino seja o Básico, Médio ou Superior. Vem para combater os Chromebooks.
O novo Surface da Microsoft foi desenhado para ajudar os estudantes do primeiro ao último dia de estudos seja qualquer for a sua área de estudo. Mas a Microsoft tem como estratégia não deixar este equipamento afunilado no “traget” para que foi desenhado, então transformou-o num laptop com capacidade para atender a um publico amplo. Nomeadamente os utilizadores de MacBook Air.
Com um design simples e discreto, fino e leve, para os mais novos levarem na mochila. Numa fase em que se discute o peso que os miúdos carregam as costas para as escolas este pequeno detalhe pode ser muito importante.
Um ecrã de 13,5″ tem um aspecto de 3:2, otimizado justamente para produtividade. Já o módulo de toque LCD é o mais fino já colocado em um laptop. A Microsoft diz que a bateria tem uma autonomia de 14 horas e meia, e com um processador “Intel Kaby Lake i5 ou i7”, ficando este equipamento com desempenho superior ao MacBook Air.
As colunas do Surface estão integrados dentro do teclado, para que alto-falantes não fiquem visíveis e deixem o design mais atraente e ainda segundo a Microsoft ajuda a direcionar o som do laptop, tornando-o mais agradável a quem trabalhar no equipamento. Um apelo direto aos utilizadores de MacBook Air.
Esta é uma solução que é mais cara, custará no mercado americano 999 dólares, para os estudantes e escolas que os Chromebooks. Vermos se vinga no mercado para onde foi desenhado, mas ao mesmo ao tempo quer atrair os utilizadores de MacBook Air não me parece que a diferença de performance chegue para conquistar estes. Quem precise de trocar o seu MacBook Air vai conseguir esperar até setembro, data do lançamentos de novos produtos Apple.
Desenhar um produto que fica no meio pode indiciar um fracasso, no entanto estamos a falar da Microsoft que tem uma dinâmica e uma postura de liderança privilegiada em quase todos os mercados, para ajudar a festa os Chromebooks não provaram ainda em alguns mercados e em Portugal muito menos.
Com uma previsão de inicio de venda para o mercado americano em junho, o novo Surface deve chegar a Portugal em cima das compras do regresso as aulas em setembro.
Veja aqui as Especificações técnicas do novo Surface Laptop
- Sistema operacional: Windows 10 S
- Ecrã: 13,5″ PixelSense
- Processador: Intel Kaby Lake i5 ou i7
- Memória RAM: 4 GB, 8 GB ou 16 GB
- Placa de vídeo: Intel HD Graphics 620 ou Intel Iris Plus Graphics 640
- Armazenamento interno: SSD de 128 GB, 246 GB ou 512 GB
- Espessura: 14,5 mm
- Peso: 1,25 kg
- Bateria: até 14,5 horas de duração