StumbleUpon faz primeira aquisição
O serviço StumbleUpon, de descoberta de conteúdos na Internet, anunciou a aquisição da 5by, uma startup vídeo sedeada em Montreal, Canadá.
As empresas anunciaram que a equipa do 5by, de seis pessoas, vai trabalhar nos “headquarters” do StumbleUpon, em São Francisco, Estados Unidos, onde vão continuar a desenvolver o 5by como o produto “standalone”.
Inicialmente, a ideia é levar a 5by “para a rua e introduzi-la à comunidade”, afirmou Mark Bartels, CEO do StumbleUpon.
O 5by é um serviço um pouco semelhante ao StumbleUpon: recomenda vídeos online que as pessoas vão, provavelmente, gostar (o StumbleUpon recomenda conteúdo, podendo ir de artigos, por exemplo, a sites). Essa recomendação de vídeos por parte do 5by é baseada nas categorias escolhidas e, também, pelas ações feitas durante a utilização do serviço.
Bartels descreve o acordo como uma “aposta direcional para mobile e vídeo” e acredita que o vídeo vai ser a grande maioria de conteúdo consumido em 2016. “Vimos como o vídeo está a crescer e nós quisemos mover-nos mais depressa”. O objetivo, é integrar o corpo da 5by na catalogação dos diferentes tipos de conteúdos de vídeos com o StumbleUpon, fazendo com que este serviço se torne mais inteligente sobre o vídeo também.
Esta é a primeira aquisição que o StumbleUpon faz desde que a empresa foi fundada em 2001. Mark Bartels afirma que a empresa pode olhar para estes negócios uma vez que os lucros estão a ser bons e a companhia está a ser lucrativa, que era o principal objetivo quando despediu 30 por cento do staff e reestruturou a equipa no início do ano.
Os termos do negócio não foram, no entanto, revelados.