Google lança aplicativo para crianças Toontastic 3D
A Google anunciou a disponibilização de um novo projeto para crianças, Toontastic 3D. A empresa diz que a aplicação dará voz à imaginação e transformará os dispositivos em ferramentas lúdicas e poderosas para desenvolver habilidades criativas.
O Toontastic 3D permitirá às crianças desenhar, animar e narrar as suas próprias aventuras, novas histórias, relatórios escolares ou qualquer outra coisa que possam imaginar. A app é simples: tudo que as crianças precisam fazer é mover os personagens no ecrã e contar a sua história. A Google refere que será como “um teatro de fantoches digital”, mas com mundos 3D interativos, dezenas de personagens, ferramentas de desenho 3D e um laboratório de ideias com histórias de exemplo para inspirar novas criações.
A ferramenta foi anunciada pelo gerente de produto Thushan Amarasiriwardena, em uma publicação no blogue da Google. “Os dispositivos e ferramentas digitais de hoje oferecem incríveis oportunidades para que as crianças imaginem, inventem e explorem com tecnologia – e o mais importante de tudo, que se divirtam”, escreveu o responsável. O executivo indicou que a Google tem trabalhado muito próximo de educadores no desenvolvimento de programas para as crianças, seja através de códigos, doodle ou realidade virtual.
O Toontastic original foi lançado em 2011 e “amplamente elogiado por educadores, crianças e pais em todo o mundo”, refere Amarasiriwardena. Esta nova versão adiciona o 3D para que as crianças possam construir o que quiserem, incluindo livros ou lições de ciência para a escola, projetos, histórias curtas e desenhos.
O Toontastic 3D está disponível, gratuitamente, para download em telemóveis, tablets e Chromebooks selecionados, não apenas na Google Play Store mas também na App Store da Apple.
“Esperamos que a aplicação capacite as crianças a imaginar, inventar e explorar enquanto desenvolvem habilidades para os trabalhos criativos de amanhã – se elas sonham em se tornarem cineastas, professores, designers, cartoonistas ou apenas querem explorar os limites da sua imaginação”, conclui o gestor de produto.