iPhone 5S e iPhone 5C são uma realidade
Os novos iPhones são uma realidade, ao fim de semanas de especulação Phil Schiller apresentou ao mundo os esperados iPhone 5S e 5C.
Phil Schiller subiu ao palco para mostrar os primeiros detalhes do iPhone 5C e 5S. Nada de novo e à semelhança da estratégia que Jobs usou noutros produtos da marca como os iMacs ie os iPods, o preto e o branco dos iPhones passam a ser coloridos. A aposta da Apple é bastante diversificada: verde, branco, azul, vermelho e amarelo foram algumas das cores exibidas.
O iPhone 5C será feito de plástico, ou para ser mais correto, policarbonato. O 5C vem com um novo processador da Apple, o A6, ecrã de 4 polegadas em retina e bateria de “longa duração”. Segundo Phil Schiller. A câmera terá 8 megapixels, com lente de cinco camadas e sensor retroiluminado. Craig Federighi da Apple, disse que o Smartphone terá uma gama enorme de bandas de LTE.
Schiller apresentou ainda as novas capas iPhone 5C, que custarão 29 dólares: são coloridas como os telemóveis, mas na parte de trás têm buracos para que a cor da capa se junte à cor do iPhone. Uma festa estranha tipo anos 70, mas gostos são gostos.
O 5C assume-se como o smartphone low cost da Apple que, a partir de agora, passa a estar as bolsas mais pequenas. Com preços de 99 dólares para modelo de 16GB e de 199 dólares pelo modelo de 32GB, com fidelização de dois anos.
A pré-venda do 5C começa dia 13 de setembro, nos EUA.
O iPhone 5S – o topo de gama
O 5S é o novo smartphone topo de gama da Apple e estará disponível nas cores preta e cinza.
O design do 5S é o mesmo da geração do iPhone 5, feito em alumínio, com ecrã de 4 polegadas.
De destacar que o botão “Home” tem um leitor de impressões digitais.
A função Touch ID permite que desbloqueie o seu iPhone usando apenas o polegar. Que pode ainda ser usado para autorizar a compra de apps.
O sensor usa toque capacitivo para ler sua impressão digital. O botão Home é ainda feito de safira para não arranhar. E a impressão digital não é enviada para servidores da Apple nem para o iCloud: fica guardada localmente no iPhone, de forma criptografada.
O 5S tem um processador A7 de 64 bits. Segundo Schiller, o este iPhone terá o dobro do desempenho do iPhone 5. Todas as apps nativas foram refeitas para aproveitar o novo chip.
O chip gráfico também ficou até cinco vezes mais rápido e agora tem suporte a OpenGL ES 3.0.
Traz ainda um coprocessador de movimento, o M7, que engloba o acelerômetro, giroscópio e bússola. Desta forma, o 5S consegue identificar se você está parado ou em movimento.
A câmera do 5S tem cinco elementos e abertura F2.2. Mas continua sem ir além dos 8 megapixels, no entanto, o sensor é 15 por cento maior e possui pixeis maiores, de 1.5 mícrons. Com recursos inteligentes na app: por exemplo, sempre que tirar várias fotografias a app escolhe a melhor, de acordo com equilíbrio do branco, exposição e autofoco de 15 zonas. Tem também estabilização automática de imagem, e contínuo que tira 10 fotos por segundo.
O flash tem agora dois LEDs, um branco e outro na cor âmbar, permitindo assim criar mais de 1.000 combinações de luz e com uma uma capacidade de reação ao flash melhorada.
Segundo a Apple, a duração de bateria é maior que a do iPhone 5: 10 horas de navegação via WiFi ou 4G, e 250 horas em standby, a ver vamos.
O iPhone 5S vai custar 199 dólares ,299 dólares, e 399 dólares nas versões respetivas de 16/32/64 GB, com contrato de dois anos de fidelização. A pré-venda começa no dia 13 de setembro nos EUA.