Samsung com queda de 14% na venda de smartphones este trimestre
Como esperado, a crise do Galaxy Note 7 prejudicou as vendas da Samsung entre julho e setembro, mas o levantamento da Gartner mostra também que a Apple perdeu mercado. Quem cresceu em vendas foram as chinesas Huawei, Oppo e BBK.
A falha de segurança que causou a descontinuação do Galaxy Note 7 da Samsung, fez, como seria de esperar, com que a fabricante sul-coreana tivesse uma queda de 14% nas suas vendas no terceiro trimestre de 2016, em comparação com igual período do ano passado.
De acordo com a Gartner, a queda, no entanto, ainda não foi suficiente para tirar a Samsung da posição de líder de mercado a nível mundial – vendeu um total de 71 milhões de telemóveis e detinha no final de setembro um total de 19,2% de market share. Em setembro de 2015, a fatia de mercado era de 23,6%.
Para a consultora, apesar da retirada do mercado do Note 7 ter sido acertada, “os danos à marca da Samsung” devem dificultar o aumento das vendas de smartphones da sul-coreana a curto prazo.
Mas a queda nas vendas da Samsung não beneficiou diretamente a Apple. A marca da maçã também perdeu. Foram vendidos 6,6% iPhones a menos entre julho e setembro deste ano que em igual período do ano passado. A gigante tecnológica fechou o terceiro trimestre de 2016 com um total de 43 milhões de smartphones vendidos.
Quem ganhou, segundo o Gartner, foram as fabricantes chinesas. Huawei vendeu 32 milhões de telemóveis, a Oppo, 24 milhões e a BBK, 19 milhões.