Kodak lança smartphone Ektra

A Kodak regressou ao mercado esta quinta-feira com o anúncio do seu novo smatphone que faz lembrar uma máquina fotográfica analógica.

O Kodak Ektra é um Android com um visual retro que nos faz recuar no tempo uns 15 anos. Este novo smartphone faz lembrar a clássica câmara fotográfica homónima lançada em 1941 pela marca.

O ecrã é de 5 polegadas e tem 1920 x 1080 píxels de resolução. Neste novo aparelho o grande foco são as fotografias, como seria de esperar de uma marca com uma grande tradição nesse ramo. O Ektra vem equipado com uma câmara principal de 21 megapixels com um sensor IMX230 da Sony. A câmara tem ainda um estabilizador óptico de imagem e é capaz de capturar vídeo em 4K. No que diz respeito à câmara frontal, é composta por uma lente com a capacidade de capturar imagens de até 13 megapixels.

Para além das características fotográficas, o smartphone da Kodak vem equipado com um cartão Helio X20 da Media Tek. Vem ainda com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno que podem ser expandidos com um cartão MicroSD. Em relação à bateria tem a capacidade de 3.000 mAh.

A objetivo da Kodak não é competir com aparelhos como o iPhone 7 ou o Google Pixel em qualidade de imagem mas sim dar aos consumidores uma experiência vintage. A aposta é dar aos clientes a sensação de estarem a manusear uma máquina analógica que também serve de smarphone.

O lançamento do Kodak Ekta para já só está anunciado para o Reino Unido onde irá chegar em dezembro com o custo de 450 £. Se a recetividade for boa a empresa pretende lançá-lo noutros mercados no primeiro trimestre de 2017.