Facebook vai usar dados do WhatsApp para publicidade
O popular serviço de mensagens irá permitir publicidade mais relevante dentro da rede social. WhatsApp foi adquirido em 2014 pelo Facebook.
Através de uma publicação no blog do WhatsApp, o serviço de mensagens anunciou que irá atualizar a sua política de privacidade pela primeira vez em quatro anos. Esta mudança fará “parte do nosso plano para testar formas das pessoas comunicarem com empresas nos próximos meses”.
O WhatsApp quer “explorar novas formas” para que os utilizadores comuniquem “com empresas que interessam” a esses mesmos utilizadores. Como tal, a empresa anunciou que vai começar a testar funcionalidades como “notificações de um voo atrasado”, por exemplo, através do serviço.
“Ainda que nos vamos coordenar mais com o Facebook nos próximos meses, as suas mensagens encriptadas continuam privadas e ninguém as pode ler. Nem o WhatsApp, nem o Facebook, nem ninguém. Não vamos publicar ou partilhar o seu número do WhatsApp com outro, incluindo o Facebook, e não vamos vender, partilhar ou dar o seu número a anunciantes”, escreve o serviço de mensagens.
O WhatsApp explica que, deste modo, irá conseguir fazer coisas básicas “como medir métricas básicas de quantas vezes as pessoas usam o nosso serviço e combater melhor o spam” na aplicação. Do mesmo modo, ao conectar o WhatsApp com o Facebook, a rede social vai oferecer melhores sugestões de amigos e mostrar anúncios mais relevantes, diz o serviço de mensagens.