Gigantes do software de segurança perderam terreno em 2015

As cinco maiores fornecedoras de software de segurança dominaram 37,6% do mercado mundial em 2015, mas perderam terreno para empresas mais pequenas. Foi um ano misto neste segmento, segundo dados da Gartner.

O relatório da consultora indica que, no ano passado, o mercado mundial de software de segurança totalizou 22,1 mil milhões de dólares, um crescimento de 3,7% face a 2014. Alguns segmentos caíram, outros cresceram: a área de segurança da informação e gestão de incidentes (SIEM) foi a que mais cresceu, 15,8%, enquanto o software para consumidores finais derrapou 5,9%.

Os 37.6% de quota conjunta do top cinco – Symantec, Intel, IBM, Trend Micro e EMC – representou também um recuo, menos 3,1 pontos percentuais que no ano anterior. E quando se olha para os cinco fabricantes juntos, nota-se que houve uma quebra coletiva de 4,2%, enquanto o resto do mercado registou uma forte subida de 9,2%. O que se passa?

“O crescimento abaixo do mercado registado por estas grandes empresas, que têm portfólios de produto complexos, contrasta com a subida do resto do mercado e a disrupção que está a ser introduzida por fabricantes de software de segurança mais pequenos, mais especializados”, explica Sid Deshpande, analista na Gartner.

A Symantec reteve a liderança, embora tenha sofrido o terceiro ano consecutivo de quebra de receitas – e este foi o pior de todos: menos 6.2% para 3,4 mil milhões. Em 2015, 74% das receitas da Symantec foram provenientes da plataforma EPP (endpoint protection platform), que estiveram em queda no mercado em geral.

Também a Intel viu uma contração de 4,1% das receitas, para 1,75 mil milhões. Também o declínio nos segmentos de consumo e EPP afetaram a empresa.

A única do top cinco que cresceu foi a  IBM, uma melhoria de 2,5% para 1,45 mil milhões em grande parte devido ao desempenho no segmento SIEM e serviços empresariais.

Já a Trend Micro recuou 5,9% e a EMC caiu 5,3%.

O relatório “Market Share Analysis: Security Software, Worldwide, 2015” está disponível para clientes da Gartner.