AEP promove EUA como destino de negócios
A AEP-Associação Empresarial de Portugal vai promover o denominado “Next Challenge: USA”, um projeto que será apresentado no Porto, no próximo dia 3 de Maio, e que pretende aproximar as empresas portuguesas pelo maior mercado do mundo e ir ao encontro das oportunidades que se abrem nos Estados Unidos da América.
Em comunicado a associação explica que irá desenvolver durante dois anos um extenso programa de coaching, apoiado por consultores americanos, que pretende ensinar às empresas portuguesas a desenhar as suas estratégias e vender nesse mercado, em ações de trabalho com os técnicos de exportação, direcionadas ao planeamento estratégico, ao conhecimento dos canais e cultura de negócios, às estratégias de produto, e táticas de apresentação e introdução que sejam adequados ao mercado e atuem na cadeia de valor e na competitividade dos produtos portugueses.
O projeto deverá mobilizar mais de 150 PME portuguesas naquilo que a associação apelida de “treino orientado para o mercado” e conta com o apoio do COMPETE/Portugal 2020, através do sistema de apoio às ações coletivas.
No último ano, a economia americana voltou a liderar o ranking mundial de países importadores, registando 2 334 mil milhões de dólares em importações, 12,3% das importações mundiais ou, para dar uma imagem, dez vezes o PIB português. O grosso das importações americanas continua a ser assegurado pela China (19.6% de quota de mercado) e pelos países vizinhos, Canada (14.6%) e México com 12.3% de quota.
A sessão de lançamento do próximo dia 3 de maio na AEP em Leça da Palmeira, conta com o apoio institucional da AICEP de Nova Iorque, e a participação da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.
Como convidado especial a AEP divulga a presença do consultor americano Peter R. Classen, conselheiro estratégico de várias corporações, que conduziu a entrada no mercado americano a mais de 70 companhias internacionais, a quem caberá a intervenção de fundo, intitulada “How to Survive and Thrive in the US Market”.