Tesla revela hoje o seu primeiro carro elétrico para as massas
Elon Musk, CEO da Tesla, vai revelar hoje na Califórnia aquele que é provavelmente o carro da marca mais aguardado de sempre: o Model 3. As previsões apontam para um preço de 35 mil dólares antes de incentivos, menos de metade do que custa hoje a versão mais barata da marca de luxo.
Muitos acreditam que este será o modelo a levar o conceito de carros elétricos verdadeiramente para as massas. O design e o desempenho de luxo da Tesla, por um preço muito mais razoável, serão uma combinação importante tanto para o mercado quanto para a própria marca – que continua a registar prejuízos.
Elon Musk, o carismático CEO da marca, foi partilhando na sua conta de Twitter alguns detalhes do Model 3 – por exemplo, que as pré-reservas começam na sexta-feira, após a apresentação do carro, o que explica que já haja consumidores a fazer fila à porta de algumas lojas Tesla em vários países. É um testemunho de como a marca tem uma importância especial, já que o carro só entrará em produção em 2017. O depósito inicial para garantir uma reserva é de mil dólares.
Musk gosta de controlar a informação que vem cá para fora, pelo que as notícias avançadas ontem pelo site Electrek devem ter caído mal no CEO: uma fonte não identificada garante que o Model 3 será um híbrido entre os designs do Model X e S, que é mais estreito e pequeno apesar de manter um aspeto de desportivo. Em termos de aceleração, vai dos 0 aos 100 em 4 segundos, e a bateria deverá durar por 482 a 500 quilómetros na versão premium – com um preço mais na casa dos 50 mil dólares. A versão standard terá uma autonomia menor.
Se o Model 3 provar que consegue uma fatia maior do mercado norte-americano, onde a gasolina está em preços mínimos (cerca de 60 cêntimos por litro), esta pode ser a chave para a revolução dos carros elétricos no mercado global – a Tesla está presente em dezenas de países e tem 50 showrooms em todo o mundo, incluindo 24 na Europa.