Tecnológica portuguesa Zarph cresceu 200% em 2015

A especialista em gestão de tesouraria e sistema de pagamentos Zarph triplicou o seu volume de negócios no ano passado, atingindo meio milhão de euros de faturação. As operações internacionais representaram mais de metade das vendas.
Esse é, na verdade, um dos motivos para o crescimento exponencial – o alargamento dos contratos e clientes fora de Portugal, operações que agora pesam 60% no volume de negócios total, além do aumento de projetos na base existente de clientes. A área de gestão de tesouraria foi a que mais cresceu.
No entanto, 2015 foi também o ano em que a empresa entrou num novo segmento de negócio, com o MB WAY da SIBS. A Zarph tornou-se parceiro tecnológico certificado pela entidade, que controla o Multibanco e lançou esta solução para facilitar a adesão aos pagamentos móveis.
“A Zarph opera numa área que necessita de inovação constante em termos de equipamentos e plataformas online”, comenta o CEO Pedro Mourato Gordo, justificando a maior aposta em Investigação e Desenvolvimento no ano passado, com a alocação de 19% do orçamento. “A inovação é fundamental não só nos equipamentos para depósitos, mas também na plataforma web para gestão de numerário, fator que nos permite diferenciar no mercado.”
O executivo sublinha ainda que 2015 foi um ano de mudança de ciclo na empresa, mas com resultados muito positivos. “A parceria que estabelecemos com o ProCredit Bank permitiu-nos projetar as nossas soluções noutros mercados e ganhar dimensão internacional, pelo que este continuará a ser o grande desafio para este ano.”
O executivo refere-se a uma operação com o banco alemão ProCredit, que permitiu colocar as suas soluções de gestão de tesouraria nas filiais do banco na Bulgária e na Grécia. A Zarph também está presente em Angola através de uma parceria com a Petrotec, e em Portugal tem como clientes de referência a José de Mello Saúde, EMEL, Brisa e Barraqueiro Transportes.
Este ano, a intenção é crescer nas áreas da saúde, banca, restauração, transportes, distribuição, gestão de parques e serviços municipais.