Your title here
A conferência B!T talks sobre "Estratégias de Segurança". Reune alguns dos principais players da indústria de Cibersegurança para pensar, discutir e partilhar estratégias e desenvolvimento de produtos para garantir uma maior segurança na Internet, quer às organizações privadas, quer aos estados e aos cidadãos. Durante uma manhã em Lisboa, as mais conceituadas empresas de TI, como a IDC, RSA, EMC, Cisco, Microsoft, Siemens e WatchGuard, ASSOFT reuniram-se neste evento para mostrar o que de melhor se faz nesta área para e por esta indústria.
Notícias
IDC: Perímetro de segurança das empresas aumentou [vídeo B!T Talks]
Se antes as empresas conseguiam delimitar o seu perímetro de segurança, na maioria das vezes confinado às próprias instalações, hoje esse perímetro aumentou exponencialmente, até pela presença na afamada cloud.
Leia maisMicrosoft: binómio segurança/privacidade [vídeo B!T Talks]
A interligação entre o mundo físico e virtual é incontornável. O que acontece no mundo real afeta o que fazemos no mundo online e o que fazemos no online vai inevitavelmente afetar a segurança no mundo físico. Esta separação, que há uns anos era fácil de gerir, hoje está completamente mesclada. “Temos de saber trabalhar com essa mescla”, disse Sandra Miranda Ferreira, Chief Technology Officer na Microsoft, no evento B!T Talks que decorreu no Cinema Ideal, em Lisboa.
Leia maisCisco: Cibersegurança acelera digitalização [vídeo B!T Talks]
A digitalização está a criar um imenso potencial de inovação e conexão entre as empresas e os clientes, disse James McNab, responsável pela área de marketing de segurança da Cisco para a região EMEAR.
Leia maisWatchGuard: Ransomware preocupa empresas [vídeo B!T Talks]
Os trojans ransomware, um tipo de cyberware concebido para extorquir dinheiro a uma vítima, está no topo das preocupações das empresas disse no B!T Talks dedicado ao tema segurança Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard.
Leia maisSiemens: a segurança industrial [vídeo B!T Talks]
Ricardo Carona, cyber security analyst da Siemens, trouxe ao B!T Talks dedicado à segurança uma interessante intervenção sobre a diferença entre segurança industrial e de Tecnologia de Informação e como a Siemens pode ajudar a combater ataques.
Leia maisRSA: Empresas são lentas na reação a quebras de segurança [vídeo B!T Talks]
São muitos os exemplos que temos tido de falhas de segurança. Desde a Sony à Kaspersky passando pelos célebres Panama Papers, vemos que há cada vez mais problemas com a segurança. Ou insegurança, diz Richard da Silva - Channel Sales Manager da RSA para a França e Ibéria.
Leia maisAssoft: Não usar TIC não é opção [vídeo B!T Talks]
98% das aplicações web testadas são vulneráveis a ataques. E 90% das empresas reportaram falhas de segurança. Estes foram apenas alguns dados que Luís Sousa, presidente da direção da Assoft, deixou no B!T Talks sobre segurança.
Leia maiCisco: IoT e BYOD ampliaram campo de ação dos cibercriminosos
Tal como cloud, também a Internet das Coisas e o BYOD ampliaram o campo de ação dos cibercriminosos que, diz a Cisco, dirigem agora os seus ataques para múltiplos vetores como dispositivos móveis, browsers e aplicações web, hypervisors, redes sociais, PC e veículos, tirando partido ainda da estrutura da internet.
Leia maisIBM: Segurança já é discutida nos conselhos de administração
Nos últimos anos, a segurança informática tem passado de uma discussão de técnicos para, cada vez mais, ser tema de discussão em Conselhos de Administração. Ao mesmo tempo, as organizações têm mudado bastante a forma de fazer negócio. Muitas vezes, diz a IBM, os clientes pedem a opinião da empresa norte-americana sobre como é que a segurança pode suportar os seus negócios nas suas iniciativas que são frequentemente disjuntivas.
Leia maisAnubis Networks: anti-vírus e firewalls já não são suficientes
Muitas vezes as empresas não sabem o que fazer quando o tema é segurança dos sistemas de informação. Isto porque sempre confiaram nos anti-vírus e firewalls, mas essa abordagem não é mais suficiente e os riscos são muito maiores, garante a AnubisNetworks.
Leia maisAccenture: empresas mais atentas à gestão de identidades
A adoção cada vez maior da cloud e de SaaS por parte das organizações trouxe novos desafios à segurança, passando os dados e as aplicações a estar residentes fora do perímetro de segurança das organizações.
Leia maisEMC: empresas ainda são reativas à segurança
Richard da Silva, da RSA, a divisão de segurança da EMC, não tem qualquer dúvida: as empresas já têm noção do valor dos seus dados. O problema parece estar na maturidade de cada uma delas. “A maioria está ainda muito reativa, com uma ideia de quem nos vai querer atacar?. Outras estão numa fase mais avançada de compliance: fazendo uma defesa contra as ameaças conhecidas e mentalidade de tick in the box”.
Leia maisNovabase: Resiliência e regulação vão ocupar lugar de destaque
Durante 2016, as empresas de todas as dimensões irão intensificar o movimento das suas infraestruturas de comunicações, sistemas e aplicações para a cloud, desmaterializando o que resta das suas fronteiras tecnológicas, diz a Novabase. A segurança, segundo esta tecnológica, muda de vez para um paradigma onde a resiliência e a regulação passarão a ocupar lugar de destaque.
Leia maisMicrosoft: segurança da informação é um papel de todos
Os riscos para as empresas são hoje múltiplos e inevitáveis. E a questão já não é “se” a empresa for atacada, mas sim “quando” a empresa for atacada. Sandra Miranda Ferreira, Chief Technology Officer na Microsoft Portugal, admite que os recursos humanos serão uma competente arma de defesa desde que capacitados para tal (em tecnologia e competências). “A segurança da informação é um papel de todos”, diz esta responsável.
Leia maisNetApp: Empresas nacionais já vêm a segurança como uma das principais preocupações
Com a cada vez maior adoção de soluções em que os datacenters das empresas estão distribuídos por múltiplos sites – algumas vezes sendo esses sites de empresas externas à sua – as companhias procuram hoje formas de se proteger. E apesar de adoptarem arquitecturas de datacenter distribuídas querem garantir a confidencialidade e privacidade dos seus dados, diz Daniel Cruz, territory manager NetApp Portugal.
Leia maisDimension Data: empresas já têm noção do valor da informação
O ano de 2016 irá continuar com a tendência para um aumento dos ataques direcionados ao “endpoint”, que cada vez mais já não é apenas o tradicional desktop para ser “everything” IoT, diz Daniel Ferreira, da Dimension Data.
Leia maisSAP: É um desafio sensibilizar os clientes do poder dos dados
A segurança na cloud é uma das principais tarefas que a SAP enfrenta com os seus clientes. Hoje em dia, diz Simon Iglesias, senior solution sales executive, analytics, da SAP Portugal, ninguém tem uma câmara blindada com guardas armados em casa para proteger o seu dinheiro.
Leia maisKaspersky: colaboradores são o elo mais fraco
Quando se trata de segurança informática empresarial, os colaboradores das empresas são, muitas vezes, o elo mais fraco da cadeia, frequentemente aproveitado pelos cibercriminosos para entrar nas organizações, diz Alfonso Ramirez, general manager da Kaspersky Lab Iberia.
S21sec: Banca é um oásis no panorama da segurança
2016 será um ano de grandes desafios para o mercado da segurança, com grande destaque para tudo o que tenha ver com cenários de implementação e utilização do conceito de cloud, Pedro Leite, vice-presidente da S21sec em Portugal.
Leia maisWHITEPAPERS
Empresas portuguesas admitem que orçamento não chega para definir estratégia de segurança
Com o objetivo de analisar as principais tendências e preocupações de segurança que os CIOs enfrentam no dinâmico ambiente de TI que se vive hoje, o estudo “Segurança de Informação nas Organizações Portuguesas 2016” foi desenvolvido pela IDC em parceria com a Cisco.
Leia maisA Importância da Segurança nos Negócios
A importância e os benefícios resultantes da implementação de mecanismos de segurança da informação nos negócios é evidente podendo reduzir riscos de perda de informações confidenciais de fraudes e redução da probabilidade de fraudes, educando os utilizadores na utilização da informação de uma forma mais segura.
Leia mais