KuantoKusta analisa comportamento dos compradores online
De acordo com um estudo recente da ACEPI – Associação da Economia Digital, cerca de um quarto da população em Portugal compra online, um número que duplicou nos últimos cinco anos atingindo o valor mais alto de sempre: 2,7 milhões de portugueses. Só em 2014, foram transacionados cerca de 2,9 mil milhões de euros no comércio eletrónico, um número que poderá ser ultrapassado já este ano, reforçado com as compras de Natal.
Para entender o que mais procuram os portugueses nesta altura, o KuantoKusta analisou o comportamento dos compradores online. Nas últimas três semanas, o KuantoKusta registou um aumento de 25 por cento em visitas face ao período homólogo. Quer isto dizer que por dia cerca de 65 mil portugueses visitam a plataforma, passando em média cerca de 03’30 minutos a comparar preços.
As áreas tecnológicas são as mais pesquisadas e comparadas. Cerca de 75 por cento do total de visitantes neste período comparou um produto tecnológico. A categoria de Informática é a mais visitada, com destaque para os tablets, portáteis e monitores, seguindo-se os Eletrodomésticos e os Telemóveis. Contudo, quando apenas analisado o número de cliques por produto, os telemóveis são claramente os mais procurados. O mais comparado foi o modelo Galaxy S6 32GB Preto, seguindo-se o Huawei P8 Dual SIM Preto e, em terceiro lugar, o Samsung Galaxy S6 Edge. O ranking de produtos mais vistos fica completo com a Playstation 4, completando o cenário das listas de presentes mais comuns atualmente.
A categoria Imagem e Som surge no quarto lugar do ranking das pesquisas, com destaque para as TV LED-LCD, máquinas fotográficas e objetivas. Só em quinto lugar do ranking surgem os produtos não tecnológicos – Brinquedos/Puericultura. Segue-se Saúde/Beleza e Desporto/Lazer, sendo os perfumes de homem e mulher, calçado de homem e relógios os produtos mais pesquisados.
Em relação ao perfil típico do utilizador do KuantoKusta, conclui-se que são os homens que vão às compras, totalizando 67 por cento do total de visitantes, com idades entre os 25 e os 44 anos, o que pode justificar a elevada procura por produtos tecnológicos. A esmagadora maioria dos utilizadores são de Lisboa e Porto.
O KuantoKusta, uma plataforma online de comparação de preços, permite aos consumidores encontrarem produtos e serviços desejados, organizados em 14 categorias, e comparar os respetivos preços nas centenas de lojas online disponíveis em Portugal e aceder diretamente às melhores propostas. Este serviço não requer nenhum custo nem registo, pelo que a navegação é descomplicada.
O mês de dezembro, garantem as previsões, será mesmo o melhor mês de sempre do KuantoKusta. São esperadas mais de 2 milhões de visitas à plataforma, um aumento significativo relativamente a 2014.