Cloud representará 83% do tráfego de Data Center em 2019, diz relatório

O tráfego cloud global vai multiplicar-se por quatro nos próximos cinco anos, alcançando um total de 6,6 zettabytes anuais no final de 2019, mais que os 2,1 zettabytes registados em 2014, correspondentes a uma taxa de crescimento interanual de 33 por cento.

Esta é a principal conclusão do relatório anual Cisco Global Cloud Index (2014-2019), que revela também que o tráfego global de Data Center vai triplicar no mesmo período, alcançando um total de 10,4 zettabytes anuais em 2019. Em 2014, este valor situava-se nos 3,4 zettabytes, correspondentes a um crescimento interanual de 25 por cento. Desse total, o tráfego cloud representará 83 por cento.

Vários fatores estão a acelerar o crescimento do tráfego cloud e a transição para serviços cloud, incluindo maior exigência de capacidade de armazenamento pessoal na cloud devido ao aumento exponencial de dispositivos móveis, à crescente utilização de serviços cloud públicos por parte das empresas, a maior virtualização dos ambientes cloud privados e a proliferação de conexões M2M na nova era da Internet of Everything (IoE).

Nesta sequência, a Cisco prevê que a IoE terá um papel crucial no crescimento do tráfego de Data Center e cloud. As aplicações cloud irão gerar volumes de dados que alcançarão os 507,5 zettabytes anuais em 2019, contra os 134,5 zettabytes anuais contabilizados em 2014. Multiplica-se assim por 49 o tráfego global de Data Center previsto para 2019.

Doug Webster, vice-presidente de marketing da Cisco, refere, em nota de imprensa, que “a cloud tornou-se numa tendência global consolidada; esperamos que o tráfego cloud cresça mais de 30 por cento em todas as regiões do mundo nos próximos cinco anos. Desta forma, a cloud ganha terreno tanto no âmbito corporativo – onde evolui desde ambientes de teste até soluções comprovadas para aplicações de missão crítica de empresas e administrações – como no âmbito do consumo, onde os consumidores esperam aceder aos seus conteúdos e serviços em qualquer momento e lugar, criando uma tremenda oportunidade para os fornecedores de serviços.”