Facebook traça parceria com jornais e revistas digitais [atualizado]
O Facebook uniu forças com nove publicações noticiosas, entre as quais o The Guardian, o New York Times e a BBC News. Com este negócio, os utilizadores da versão mobile da rede social poderão esperar que apareçam diretamente nos seus feeds de notícias artigos destes meios de comunicação.
Numa altura em que os media procuraram potenciar o alcance dos seus produtos, o Facebook lançou o projeto Instant Articles (ou Artigos Instantâneos, em bom português), através do qual vai permitir que seus parceiros jornalísticos publiquem artigos diretamente na sua plataforma. O New York Times, a National Geographic, o BuzzFeed, o The Guardian, a BBC News, a NBC News, o Atlantic, o Spiegel e o Bild são os novos aliados da maior rede social do mundo.
Os meios de comunicação poderão enveredar por dois caminhos relativamente ao modelo de obtenção de lucros: podem integrar anúncios nos próprios artigos e reter as receitas daí advindas, ou colocar nas mãos do Facebook a tarefa da venda publicitária.
Ao serem publicados diretamente artigos nos feeds, o Facebook quer otimizar a experiência dos seus mais de mil milhões de utilizadores ativos, tornando mais rápido o acesso à informação. Este novo sistema pretende substituir os links colocados na plataforma que redirecionam para os websites de origem das notícias.
Os jornais e revistas têm procurado encontrar novas formas de veicular os seus artigos numa altura em que os seus próprios portais digitais estão a ser eclipsados pelas plataformas de social media.
Diz o Negócios que o programa dos Instant Articles será estendido a outras publicações dentro dos próximos meses.
Fontes oficiais do Facebook disseram à B!T que, pelo menos por agora, desconhece-se se esta parceria será alargada a algum meio de comunicação português.