Smartphone da Amazon ou jogada de marketing?
A Amazon.com está a planear apresentar o seu próprio smartphone já no fim do presente mês, uma estratégia que visa imiscuir ainda mais profundamente a empresa no mercado severamente competitivo dos dispositivos móveis, mas, principalmente, é uma jogada que pretende atiçar a competição entre a gigante do comércio eletrónico e a titã tecnológica Apple.
Num comentário publicado ontem no Twitter, a Amazon revelou que vai presidir um evento liderado pelo seu diretor executivo Jeff Bezos no próximo dia 18 de junho em Seattle, altura em que revelará um novo produto. Esta publicação fazia acompanhar-se de uma imagem que mostrava um dispositivo delgado e de cor escura com o nome da Amazon gravado a letras prateadas.
Um smartphone da Amazon seria certamente como atirar uma qualquer substância catalisadora para a fogueira de chamas revoltas que é a competição entre a retalhista online e a Apple, criadora da igeração.
As empresas têm competido uma com a outra pelo mercados dos dispositivos móveis, nomeadamente ao nível dos tablets, e pelo setor dos serviços Web, numa altura em que tanto a Amazon como a Apple, qual matilha de lobos que lutam por um pedaço de carne, batalham pela preferência dos consumidores.
A Mobilidade desempenha nesta corrida desenfreada um papel de grande importância, tendo em conta que cada vez mais os utilizadores consomem conteúdos e serviços digitais nos seus dispositivos móveis.
Jan Dawson, analista da indústria tecnológica que lidera a consultora Jackdaw, afirmou que esta manobra visa conseguir à Amazon “uma fatia da mais ubíqua categoria de dispositivos que existe”.