44 passos em frente para o Azure

O evento Build da Microsoft está a decorrer em São Francisco e o segundo dia foi inteiramente dedicado a Azure e .Net. Não foi anunciada nenhuma revolução, mas antes uma série de 44 novidades relativas a open source e ao Azure Preview Portal.

 

Scott Guthrie, Executive VP Cloud e Enterprise
Scott Guthrie, Executive VP Cloud e Enterprise

Scott Guthrie, Executive VP Cloud e Enterprise da Microsoft, subiu ao palco e deu a conhecer as 44 novidades relativas à plataforma Azure, começando por referir a nova possibilidade de criar e gerir máquinas virtuais directamente a partir do Visual Studio.

Além disso, a Azure Web Sites suporta agora os procedimentos de Autoscale e, no que diz respeito a base de dados, a Azure ampliou a capacidade de gestão de SQL até 500 Gbytes, com um novo sistema de recuperação e restauro de dados.

Outros dos grandes destaques do dia foram as melhorias no Visual Studio Online e a criação da .Net Foundation, uma organização independente destinada a apoiar o desenvolvimento e colaboração em .Net. O objectivo das notícias divulgadas durante o segundo dia é mostrar que se podem eliminar todas as limitações em relação ao que se pode fazer com o Azure, especialmente no que se refere à Mobilidade, com o novo suporte Azure Active Directory para iOS e Android e a disponibilização do Offline Data Sync e de ferramentas de debugging remoto.

Com o Azure Preview Portal, a Microsoft quer integrar todos os instrumentos de controlo de uma aplicação na cloud num único ponto de visualização. Ou seja, a informação relativa a bases de dados, Visual Studio e Azure Web Sites passam a estar disponíveis numa única consola, que é altamente personalizável.

[wzslider lightbox=”true”]