Alcatel-Lucent anuncia novas perdas
A fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent viu os frutos iniciais da redução de custos, uma maior oferta de produtos e venda de bens sob o novo CEO Michel Combes em 2013, apesar de ter reportado uma grande perda de rede.
A empresa, que compete com a Ericsson, Huawei e a unidade da Nokia NSN, reportou receitas do quarto trimestre no valor de 3,93 mil milhões de dólares, falhando as expetativas dos analistas. No entanto, tanto a margem bruta de 34 por cento e o lucro operacional de 307 milhões de euros foram melhor que o esperado.
A perda de rede de 2013 desceu para 1,3 mil milhões de euros (em 2012 era de dois mil milhões) e foi atingido por problemas recorrentes da Alcatel, nomeadamente a redução do negócio de mobile e os custos de reestruturação depois dos despedimentos. A empresa também consumiu mais dinheiro daquele que gerou, tendo um cash flow negativo de 626 milhões de euros.
A empresa anunciou, ainda, que está em conversações para vender 75 por cento do seu negócio enterprise, que vende produtos de comunicações e serviços a corporações, ao fundo de investimento China Huaxin.
A potencial transação da unidade será no valor de 268 milhões de euros numa base de valor empresarial e o fundo, que já tem uma parceria com a Alcatel, ficará com os empregados e contratos.
Combes, que entrou na empresa em abril de 2013, penhorou bens no valor de mil milhões de euros e reduziu os custos noutros mil milhões de euros, como parte do seu plano para dar à volta da empresa e que vai custar o emprego a dez mil empregados. O otimismo dos investidores sobre este plano fez com que as ações da empresa quadruplicassem no último ano.