Canonical assina acordo para lançar smartphone Ubuntu Touch
A Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, já conseguiu formar parceria com um grande fabricante de smartphones para lançar o smartphone com Ubuntu Touch já em 2014.
Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, anunciou a novidade na conferência Le Web, em Paris, mas não revelou o nome da empresa com quem foi estabelecida a parceria. No entanto, o responsável garante que o novo smartphone se vai posicionar na gama alta do mercado.
A Canonical está a negociar acordos com mais quatro fabricantes, que poderão garantir o suporte necessário ao projeto para levar o sistema operativo móvel da Canonical para diferentes tipos de equipamentos em mercados emergentes e consolidados.
O Ubuntu é um sistema operacional construído com base em Linux e é open-source. O sistema vai concorrer com os já estabelecidos iOS, Android e Windows Phone, e com os novos sistemas, como o Tizen da Samsung, Firefox OS da Mozilla, e o Sailfish OS da Jolla.
Mark Shuttleworth avançou que as quatro marcas com quem a Canonical está a negociar serão marcas que vendem equipamentos em todo o mundo.
A Canonical irá correr aplicações Linux, apps baseadas em Java e aplicações Web, à semelhança do Firefox OS. São esperadas mais novidades em abril do próximo ano, quando a Canonical deverá disponiblizar o smartphone.