Os jogos online são cada vez mais apelativos para os mais novos, cujo entusiamo os torna alvos fáceis para os cibercriminosos.
De acordo com um estudo da Kaspersky, entre julho de 2023 e junho de 2024, as soluções de segurança da empresa identificaram mais de 6,6 milhões de tentativas de ataque, principalmente em jogos como o Minecraft, Roblox e Among Us, que contam com grandes comunidades de jogadores.
Com a ascensão dos jogos online, os cibercriminosos utilizam estratégias cada vez mais sofisticadas, incluindo o uso de Inteligência Artificial, para manipular e enganar jogadores.
Promessas de “skins” exclusivas, moedas virtuais e prémios falsos são usados como isco, levando muitas vezes os jovens a fazer o download de programas maliciosos disfarçados ou a partilhar informações pessoais sensíveis, que podem ser usadas para roubo de identidade ou extorsão.
No período em análise, as soluções da Kaspersky detetaram um total de 6,6 milhões de tentativas de ataque, nas quais os cibercriminosos tentaram atrair jovens jogadores, mencionando jogos de vídeo populares.
As principais ameaças identificadas incluem downloaders, que instalam outros malware sem o conhecimento do utilizador, software de publicidade indesejada (adware) e trojans.
No primeiro semestre de 2024, foram registadas 3,16 milhões de tentativas de ataque, uma diminuição de 7% face aos 3,4 milhões de casos no segundo semestre de 2023.
Um declínio que pode ser explicado por um maior interesse em jogos no ano transato, devido a eventos como o lançamento do filme “Five Nights at Freddy’s” e outras atualizações.
Porém, esta diminuição foi acompanhada por um aumento do número de utilizadores atacados, que subiu mais de 30%, para os 132.000.
No segundo semestre de 2023, este número era de 100.000 utilizadores. Globalmente, durante o período em análise, 207.000 utilizadores tentaram descarregar aplicações maliciosas ou potencialmente indesejadas sob o disfarce de jogos populares para crianças.
Esta evolução pode ser explicada pelas tendências observadas no desenvolvimento do panorama de ciberameaças, diz a Kaspersky.
O top10 de jogos infantis mais explorados, entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro de 2024, inclui:
“A natureza destes ataques destaca a vulnerabilidade dos jovens, que, em muitos casos, desconhecem os riscos associados a downloads de fontes não verificadas”, refere a empresa.
Com um recorde histórico de 3.000 'startups', o primeiro dia da Web Summit Lisboa contou…
Trata-se de um novo projeto da Samsung que procura deixar todos a falar sobre o…
A DXC Technology promove a educação STEM para impulsionar a inovação e a diversidade entre…
As projeções para o final do ano de 2024 apontam para um crescimento do e-commerce…
O grupo tecnológico regista um crescimento de 20% em faturação face ao mesmo período de…
Com uma carreira na área de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, o novo responsável acumula…